Inscrições prorrogadas para o 17º SIICUSP

13/08/2009 - Publicado há 15 anos

As inscrições para a apresentação de projetos de pesquisa no 17º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (Siicusp) foram prorrogadas até o dia 24 de agosto. O evento ocorrerá entre os dias 9 e 13 de novembro em quatro campi da USP, de acordo com a área do projeto. Na área de exatas e engenharia, os eventos ocorrerão entre os 9 a 11, no campus de São Carlos; para biológicas e saúde, nos dias 10 e 11, em Ribeirão Preto; de 11 a 13, em São Paulo, para a área de humanas e humanidades; e nos dias 12 e 13, para a área de agropecuária,em Pirassununga.

Durante o Siicusp, os estudantes de graduação da USP, e de outras universidades, têm a oportunidade de mostrar seus projetos em mesas-redondas, apresentações orais e pôsteres; trocar experiências com outros pesquisadores da sua área; além de ter um primeiro contato com a divulgação científica. O simpósio é anual, organizado desde 1993 pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.

No primeiro ano, foram 393 inscritos. No ano passado, esse número chegou a 5101 inscritos, dos quais 4576 trabalhos foram escolhidos para serem apresentados, tendo a participação de 334 universidades do Brasil e três do exterior. Neste ano, a expectativa é de até cinco mil inscrições. A partir do ano 2000, o Programa de Iniciação Científica da USP se internacionalizou, começando um intercâmbio com a Rutgers State University of New Jersey e a Ohio State University, nos Estados Unidos; e com a Universidade do Porto, em Portugal, que também enviam seus alunos para o evento. No final do Siicusp, a comissão organizadora selecionará os melhores projetos dentro de cada área para receberem menções honrosas e treze alunos para uma visita a universidades do exterior, onde apresentarão suas pesquisas.

Mais informações sobre a realização do Simpósio e como devem ser feitas as inscrições, podem ser obtidas no site www.usp.br/siicusp ou através do e-mail siicusp@usp.br