Inscrições para Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional vão até 19/06

01/04/2010 - Publicado há 14 anos

O secretário de Políticas de Desenvolvimento Regional, do Ministério da Integração Nacional, Henrique Villa (à esquerda), e o pró-reitor de Pós-Graduação, Vahan Agopyan, na apresentação do Prêmio (Foto: Cecília Bastos)

Estão abertas até o dia 19 de junho, as inscrições para o Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional, iniciativa do Ministério da Integração Nacional. No dia 29 de março, o pró-reitor de Pós-Graduação da USP, Vahan Agopyan, participou de um encontro, na Sala do Conselho Universitário, em que foram apresentadas informações sobre o conteúdo, calendário e organização do Prêmio, que, este ano, homenageia o economista Celso Furtado.

Instituído pelo Ministério da Integração, com as parcerias do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco da Amazônia, Sebrae e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, o Prêmio constitui um instrumento para ampliar a base de discussão e implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional, aproximando-a de seus atores, com destaque para o Governo, agências de desenvolvimento, academia e empreendedores.

O prêmio é dividido em três categorias: Produção do Conhecimento Acadêmico, na qualconcorrerão teses e dissertações acadêmicas, em nível de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, na área de desenvolvimento regional; Práticas Exitosas de Produção e Gestão Institucional, implementadas por instituições públicas, privadas ou da sociedade civil, capazes de gerar mudanças estruturais e transformações do território onde está instalado e de seu entorno; e Projetos Inovadores para Implantação no Território, de natureza social, econômica, cultural ou ambiental, com comprovado potencial de transformação da realidade socioeconômica em escala sub-regional ou macrorregional por meio da dinamização econômica e inclusão produtiva.

Em cada categoria, as propostas selecionadas em primeiro lugar serão premiadas com a quantia de R$ 46.500,00 e, em segundo lugar, com R$ 23.250,00, além de receberam diplomas de reconhecimento de mérito.

Clique aqui para obter mais informações sobre o Prêmio.