Inscrições para Pasusp terminam neste domingo, dia 18

Aluno de escola pública pode ter até 20% de bônus no vestibular da Fuvest, dependendo da nota obtida na 1ª fase. São até 5% de para alunos do 2º ano e até 15% para alunos matriculados no 3º ano.

16/08/2013 - Publicado há 11 anos

Estão abertas, até o dia 18 de agosto, as inscrições para o Programa de Avaliação Seriada da USP (Pasusp), voltado aos alunos que estão cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio em escolas públicas e que também tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas brasileiras.

Neste ano, o Pasusp oferece ao estudante que participa do programa até 20% de bônus no vestibular da Fuvest, um aumento em relação ao ano passado, no qual o bônus podia ser de até 15%. São até 5% de bônus para alunos matriculados no 2º ano e até 15% para alunos matriculados no 3º ano. O bônus é calculado segundo o desempenho do candidato na prova da primeira fase do vestibular da Fuvest. O bônus obtido na primeira fase será aplicado na segunda fase.

Para os alunos do 2º ano, apenas se inscrevendo no vestibular e fazendo a prova, estes receberão 2% de bônus. Se alcançarem 40 dos 90 pontos possíveis na prova, recebem os outros 3% de bônus e carregam esses bônus para o ano seguinte, quando prestarem o vestibular. Quando esse aluno estiver no 3º ano, o teto da bonificação é de 15%, de acordo com o número de pontos alcançados na primeira fase. Até o ano passado, o bônus podia ser de até 15%.

Inscrição

A inscrição deve ser feita pelo site da Fuvest. Primeiro o estudante deverá se cadastrar como usuário da Fuvest na seção Cadastramento de Usuário. Depois de receber mensagem por e-mail confirmando o cadastramento, o interessado acessará o sistema para realizar a sua inscrição, sendo indispensável o número de seu CPF, que pode ser obtido em agências da Caixa, Banco do Brasil ou dos Correios.

Não há taxa de inscrição para participar do Pasusp. Depois de inscrito no Programa, o estudante deverá inscreverse gratuitamente também para participar do vestibular da Fuvest, de 23 de agosto a 09 de setembro, cuja prova da 1ª fase será realizada em 24 de novembro.

Ingressantes de escolas públicas na USP

O Pasusp – que, desde o vestibular da Fuvest 2012, foi estendido também aos alunos do 2º ano com o intuito de estimular neles o interesse pela USP e aproximá-los do processo de seleção – faz parte do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp) que é um conjunto de ações de inclusão social aprovadas desde 2006 pela Universidade, com o intuito de ampliar o acesso do estudante de escola pública à Universidade. As ações são realizadas antes do ingresso do aluno no vestibular da Fuvest, através dos bônus, e após o ingresso com bolsas de apoio à permanência do aluno: moradia, transporte e alimentação financiados pela USP. No vestibular da Fuvest 2013, mais de 400 alunos inscritos no Pasusp ingressaram na USP, muitos dos quais em cursos bastantes concorridos.

Para mais informações sobre o Pasusp acesse o site do Programa, no qual há orientações para os alunos sobre os bônus, ou ligue para o plantão de dúvidas que a Pró-Reitoria de Graduação disponibiliza para esclarecimento de dúvidas, e fale com a Lurdinha: (11) 3091-3288, das 10h às 16h, de segunda à sexta-feira; ou pelo e-mail: pasusp@gmail.com