Inscrições abertas para Prêmio Tese Destaque USP a partir de 1º de maio

São elegíveis para o prêmio as teses defendidas entre 1º de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2014 em cada uma das grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; Linguística, Letras e Artes; e Multidisciplinar.

27/04/2015 - Publicado há 9 anos

Estarão abertas, de 1º de maio a 1º de junho, as inscrições para a quarta edição do “Prêmio Tese Destaque USP”. O objetivo é reconhecer e premiar as teses de doutorado de destaque defendidas nos Programas de Pós-Graduação da Universidade, para estimular a constante busca pela excelência na pesquisa.

São elegíveis as teses defendidas entre 1º de janeiro de 2013 e 31 de dezembro de 2014 em cada uma das grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; Linguística, Letras e Artes; e Multidisciplinar.

Por ano, em média, 2.500 títulos de doutorado são outorgados pela USP, o que representa quase 20% das teses defendidas no país

O autor da “Tese Destaque USP” receberá um prêmio no valor de R$ 10 mil, já o seu orientador receberá cinco diárias para a participação em evento internacional de sua escolha. Também serão conferidas duas menções honrosas por área, que receberão um diploma de premiação. Os critérios de premiação deverão considerar originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, e valor agregado ao sistema educacional.

As inscrições, que devem ser feitas pelas comissões coordenadoras dos Programas, estarão abertas do dia 1º de maio até 1º de junho. O julgamento das teses será realizado até o dia 30 de julho – por nove comitês, constituídos por pesquisadores de renome, externos à USP. O resultado será divulgado em 30 de agosto.

Em 2011, o “Prêmio Tese Destaque USP” foi entregue pela primeira vez para celebrar os 100 mil títulos da PósGraduação da Universidade como uma forma de reconhecer a qualidade de seus alunos. Naquele ano, foram distribuídos trinta prêmios. Devido ao sucesso da iniciativa, o prêmio foi institucionalizado através da Resolução CoPGr 6423, de 27 de setembro de 2012.