Inscrições abertas para o Programa Eu na USP Jr

23/11/2009 - Publicado há 14 anos

Até o dia 9 de dezembro, estarão abertas as inscrições para a segunda edição do Programa Eu na USP Jr, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e voltado a alunos de quinta a oitava séries do ensino fundamental de escolas públicas e particulares.

O objetivo é o de dar oportunidade aos alunos do ensino fundamental de vivenciar a atmosfera científica e cultural da USP, por meio de um programa que lhes permita conhecer as atividades e instalações da Universidade, auxiliando-os a construir seus projetos de vida.

Coordenado pelo Museu de Ciências da Universidade, o programa é composto por módulos e projetos. Os módulos são dedicados exclusivamente ao ensino fundamental e objetivam introduzir o educando no universo de até cinco áreas do conhecimento.

Aluno participa de atividade no Parque de Ciência e Tecnologia da USP, na edição passada do programa

(Crédito da foto: Museu de Ciências/USP)

No campus de São Paulo, por exemplo, são oferecidos dois módulos. O primeiro módulo compreende os seguintes temas: Cientista Júnior, oferecido pela Estação Ciência; Explorando o céu, a terra e o nosso espaço, cujas atividades serão desenvolvidas no Parque de Ciência e Tecnologia da USP; Um dia nas artes, na Escola de Comunicações e Artes; Introdução às artes plásticas, no Museu de Arte Contemporânea (MAC); e Conhecendo o corpo humano, no Museu de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas.

O segundo módulo oferecerá as atividades Universo da água, no Instituto Oceanográfico; Conhecendo a Biodiversidade, no Museu de Zoologia; Mineralogia e meio ambiente, no Museu de Geociências do Instituto de Geociências; Brincando com coisas da ciência, no Instituto de Física; e O teatro por dentro, oferecido pelo Teatro da USP (TUSP) (confira os módulos oferecidos em todos os campi no site do programa).

Para 2010, serão oferecidas 420 vagas distribuídas entre os campi, sendo 150 para os módulos em São Paulo, 75 para Ribeirão Preto, 30 para Bauru, 30 para Piracicaba, 60 para Pirassununga, 45 para São Carlos e 30 vagas para Lorena. As atividades acontecerão entre os dias 1 e 5 de fevereiro.

Cada aluno selecionado participará de todas as atividades do módulo no qual se inscreveu, alocado em turma de, no máximo, 15 alunos, acompanhado sempre por monitores. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através deste site.

Esta é a segunda edição do programa, que foi implantado em julho deste ano e, na primeira etapa das atividades, recebeu cerca de 730 inscrições.