Inscrições abertas para o Prêmio "Fernão Mendes Pinto"

23/04/2010 - Publicado há 14 anos

Estão abertas até o dia 30 de maio as inscrições para o Prêmio "Fernão Mendes Pinto", concedido pela Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) à dissertação de mestrado ou à tese de doutorado que tenha dado a maior contribuição para a aproximação das comunidades de língua portuguesa. O trabalho escolhido será premiado com € 10 mil.

Para se candidatar, é necessário que a tese ou dissertação seja apresentada por instituição ou centro de pesquisa de um país de língua portuguesa. A proposta deve conter o currículo do pesquisador.

Na edição anterior, o prêmio foi concedido a José Aurivaldo Sacchetta Ramos Mendes, pela tese de doutorado na área de História Social Laços de Sangue: Privilégios e Intolerância à Imigração Portuguesa no Brasil (1822-1945), apresentada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A Universidade é membro titular da Associação.

Sediada em Lisboa há 20 anos, a AULP possui membros dos oito países falantes do português e tem o objetivo de promover a cooperação entre universidades e instituições de ensino e investigação de nível superior por meio do incremento do intercâmbio de investigadores e estudantes.

Clique aqui para ler o regulamento do prêmio.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da Capes)