Inauguração de auditório marca comemorações dos 40 anos do ICMC

29/08/2011 - Publicado há 13 anos

As atividades de celebração dos 40 anos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), no campus de São Carlos, tiveram início na última terça-feira, dia 23 de agosto, com a inauguração do Auditório Pau Brasil, no bloco ICMC-6.

Participaram do evento o reitor João Grandino Rodas; o vice-reitor, Hélio Nogueira da Cruz; o superintendente de Relações Institucionais, Wanderley Messias da Costa; e o presidente do Conselho Gestor do Campus de São Carlos e diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Antônio Carlos Hernandes. Estavam também presentes o prefeito de São Carlos, Oswaldo Baptista Duarte Filho, e o presidente da Academia Brasileira de Ciências, Jacob Palis Júnior.

O recém-inaugurado auditório Pau-Brasil, localizado no prédio ICMC-6

Para o diretor do ICMC, José Carlos Maldonado, as comemorações são também uma oportunidade para se refletir sobre o futuro. Por isso, já está em curso a elaboração do Plano ICMC 2021, com as iniciativas que deverão ser tomadas quando da comemoração dos 50 anos da Unidade.

“A ideia é estabelecer um conjunto de ações estruturantes, envolvendo as atividades-fim, os agentes e a infraestrutura, com a definição de metas institucionais, com um olhar para a relação academia-empresa e para a formação e participação em redes temáticas, indispensáveis para a solução de problemas complexos e de relevância social e econômica”, afirmou Maldonado em seu discurso.

Nas palavras do reitor João Grandino Rodas, “o ICMC é uma das unidades de ponta que dignificam a Universidade. É importante privilegiar aqueles que fazem, especialmente aqueles que fazem bem e com rapidez, por isso, esperamos estar aqui em dezembro e constatar que a USP de São Carlos continua correspondendo a esta proposta, cumprindo seu afã de desenvolvimento e servindo de exemplo para a USP”.

Na ocasião também aconteceram a inauguração da ala 2 do bloco ICMC-3, o lançamento do hotsite temático dos 40 anos do Instituto e a abertura da exposição ICMC em décadas, no saguão do novo auditório, com fotografias dos primeiros dez anos do Instituto. Como explicou a presidente da Comissão Executiva dos 40 anos e professora do ICMC, Solange Rezende, a ideia é que a cada mês sejam somadas à exposição fotografias de mais uma década, de maneira que a exposição só estará completa em dezembro, quando acontecerá o evento central das comemorações.

A cerimônia foi encerrada com a apresentação da soprano Giselle Reis e do pianista Lucas Gonçalves, alunos da Escola de Comunicações e Artes (ECA).

(Fotos: Ernani Coimbra)