ICB comemora 40 anos de criação

18/12/2009 - Publicado há 14 anos

O reitor João Grandino Rodas no evento que comemorou os 40 anos de criação do ICB (Crédito: Ernani Coimbra)

O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) comemorou, no dia 17 de dezembro, os 40 anos de sua criação. No evento, que contou com a presença do reitor João Grandino Rodas, foram apresentadas palestras que promoveram discussões a respeito do ensino, da pesquisa e da extensão no âmbito da Unidade. No final da tarde, foram homenageados os professores eméritos e os ex-dirigentes do Instituto.

O ICB foi criado a partir da reforma universitária de 1969, unificando a maioria dos departamentos básicos das Unidades da área da saúde e dedica-se ao ensino e pesquisa em áreas fundamentais da saúde, como Anatomia, Farmacologia, Fisiologia e Biofísica, Histologia e Embriologia, Imunologia, Microbiologia e Parasitologia.

Desde sua fundação, centraliza o ensino das disciplinas básicas de cursos de graduação da USP, como Ciências Biológicas, Ciências Moleculares, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil – Modalidade Ambiental, Esporte, Fisioterapia, Farmácia e Bioquímica, entre outros.