Hospital Universitário da USP festeja 30 anos de saúde, ensino e pesquisa

A última semana foi marcada por atividades e homenagens em comemoração aos 30 anos do Hospital Universitário (HU) da USP. Na terça-feira, 30 de agosto,

06/09/2011 - Publicado há 13 anos
Funcionários do HU participam de solenidade ...
... em homenagem aos 30 anos do Hospital

Na terça-feira, 30 de agosto, logo no início da manhã, às 6h30, aconteceu um café da manhã especial no refeitório. Às 8hs, ocorreu uma solenidade com a presença de funcionários e de gestores que estiveram à frente do HU.

A superintendente do HU, professora Sandra Grisi, relembrou a história do hospital e fez o devido reconhecimento e homenagem àqueles que participaram e aos que ainda trabalham na Instituição. Também estiveram presentes nesta cerimônia dirigentes de outras Unidades da USP.

No mesmo dia ainda foi realizado um almoço e um jantar especial. As comemorações continuaram no decorrer da semana, com a encenação da palhaça Consuelo, na tarde da quarta-feira, dia 31; com a apresentação da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), na quinta-feira, dia 1º de setembro; e encerrando com um churrasco na área de lazer do Hospital, destinado a todos os funcionários do HU, na sexta-feira, dia 2.

A superintendente do HU, Sandra Grisi

História

O Hospital Universitário (HU) da USP atua no ensino, na pesquisa e na assistência a doenças de média complexidade. Conta com quatro divisões clínicas : Pediatria, Obstetrícia, Clínica Médica e Clínica Cirúrgica, e serve como campo de ensino e pesquisa para as Faculdades de Medicina, Odontologia, Ciências Farmacêuticas, Saúde Pública, Escola de Enfermagem e Instituto de Psicologia. Além dessas unidades, mantém projetos  com o Instituto de Ciências Biomédicas, de Biociências, de Química, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Escola Politécnica e Escola de Comunicação e Artes.

(esq. p/ dir.) O pró-reitor de pós-graduação, Vahan Agopyan; o superintendente de Saúde, Marcos Boulos; o vice-reitor, Hélio Nogueira da Cruz; e o diretor-geral da Fundação Faculdade de Medicina, Flávio Fava de Moraes (reitor da USP de 1993 a 1997)

O hospital oferece 235 leitos, conta com 1.525 funcionários, 282 médicos que realizam por ano, em média, mais de 1 milhão de exames, 5 mil cirurgias e 4 mil partos, 145 mil atendimentos ambulatoriais, 270 mil atendimentos de emergência (adulto e crianças) e 11 mil internações.