Gilberto Fernando Xavier toma posse como novo diretor do Instituto de Biociências

No dia 16 de dezembro, o professor do Departamento de Fisiologia Geral, Gilberto Fernando Xavier, tomou posse como o novo diretor do Instituto de Biociências (IB). A cerimônia foi realizada no Anfiteatro Geral da Botânica.

17/12/2014 - Publicado há 9 anos

No dia 16 de dezembro, o professor do Departamento de Fisiologia Geral, Gilberto Fernando Xavier, tomou posse como novo diretor do Instituto de Biociências (IB). Em seu discurso, o diretor falou um pouco da história do Instituto – cuja origem está ligada à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e à criação da Universidade, em 1934 –, da importância de seu papel como formador de multiplicadores do conhecimento, do processo de internacionalização, da integração de seu corpo docente e de seus servidores técnico-administrativos.

“O objetivo desse conjunto de atividades é contribuir para que a USP e o IB continuem formando recursos humanos qualificados no contexto de produção de conhecimentos, compartilhem o conhecimento gerado para a sociedade e, assim, contribuam para a independência intelectual do nosso país”, afirmou o novo diretor

Xavier também mencionou o esforço que a Unidade tem feito para promover a interdisciplinaridade da pesquisa desenvolvida em seus laboratórios e da responsabilidade na alfabetização científica da população, com iniciativas que incluem a elaboração de material didático voltado para aprendizagem em Biologia e Genética, a formação continuada de professores do Ensino Fundamental e Médio, a promoção de projetos de difusão como exposições e sites de conteúdo científico.

Para o novo diretor, “o objetivo desse conjunto de atividades é contribuir para que a USP e o IB continuem formando recursos humanos qualificados no contexto de produção de conhecimentos, compartilhem o conhecimento gerado para a sociedade e, assim, contribuam para a independência intelectual do nosso país”.

O reitor Marco Antonio Zago ressaltou que toda posse é um momento de renovação, de dar início a novos projetos, sem perder de vista a continuidade, a missão maior da instituição.

Zago reforçou que a Universidade vive um momento muito especial de sua história, um momento de modificação. Segundo ele, “o poder deixou de ser unipessoal. Por exemplo, hoje, o vice-reitor é o administrador geral da Universidade. Isso é uma enorme mudança, pois todos os atos da Reitoria deixam de ser atos do reitor e passam a ser praticados com compartilhamento de ideias. Também fizemos uma reestruturação financeira e, de agora para frente, de acordo com esta nova abordagem da gestão financeira, nenhum grande gasto da Universidade será feito sem a participação do Conselho Universitário, de todos os seus representantes. Também não existem mais números secretos na Universidade, não existe mais opacidade, temos transparência completa. Até nossos salários estão publicados”.

O reitor ressaltou que existem outros pontos importantes que estão sendo discutidos, como a revisão do estatuto, a revisão da carreira de docente, a discussão sobre a inclusão de novas formas de ingresso na Universidade e a participação de sistemas de avaliação externa, como o Enade.

“Eu tenho certeza que, nesse momento de grandes mudanças na Universidade, de grande otimismo, nós poderemos confiar no apoio do professor Gilberto e do professor Welington, diretor e vice-diretor deste Instituto, e de todos os docentes, servidores e alunos”, concluiu.

A cerimônia foi realizada no Anfiteatro Geral da Botânica e contou com a presença do vice-reitor Vahan Agopyan; do secretário-geral Ignácio Maria Poveda Velasco; dos pró-reitores de Cultura e Extensão Universitária, Maria Arminda do Nascimento Arruda; de Graduação, Antonio Carlos Hernandes; de Pesquisa, José Eduardo Krieger; e de Pós-Graduação, Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco; além do vice-diretor da Unidade, Welington Braz Carvalho Delitti, e dos ex-diretores Elizabeth Höfling e João Stenghel Morgante.

(Foto: Ernani Coimbra)