Franceses chegam para seminário internacional e viagem com alunos e professores da EACH

01/07/2009 - Publicado há 15 anos

Um grupo de vinte alunos e professores franceses que participarão da Missão Interuniversitária Franco-Brasileira visita hoje (dia 1º) a Cidade Universitária. Eles conhecerão o Instituto Butantan e outras instalações do campus. À tarde, farão um tour por São Paulo, visitando parte do Centro Histórico e da região das avenidas Paulista e Luís Carlos Berrini.

Os franceses vêm do Laboratório Costel e do Departamento de Geografia da Universidade de Rennes 2. Eles vão se juntar ao grupo do curso de Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP para um roteiro que inclui trabalhos de campo e seminários em diversas regiões de Mato Grosso. A viagem de estudos, que reunirá cerca de 40 pessoas, servirá para conhecer in loco as dinâmicas agrícolas e as questões envolvendo conservação ambiental e biodiversidade no estado.

De acordo com os organizadores do projeto, o Mato Grosso foi escolhido porque é a região brasileira em que vêm ocorrendo as maiores transformações nos modos de ocupação e utilização do solo, associadas a mudanças demográficas que acompanham o avanço da frente pioneira.

Na quinta-feira (dia 2), os alunos e professores dos dois países conhecerão o Instituto Nacional de Pesquisas Aeroespaciais (INPE), em São José dos Campos. Na sexta (dia 3), ocorre um Seminário Internacional na EACH, no campus da USP Leste (mais detalhes abaixo).

A viagem entre São Paulo e Rondonópolis, início do roteiro pelo Mato Grosso, começa no sábado (dia 4). Os trabalhos de campo no estado, que vão passar por cidades como Sinop, Sorriso e Alta Floresta, seguem até o dia 25. O grupo retorna a São Paulo para um seminário de encerramento nos dias 26 e 27. Todos os deslocamentos serão feitos de ônibus.

A Missão Interuniversitária Franco-Brasileira integra a programação oficial do Ano da França no Brasil. O projeto conta com uma página na internet para divulgação de informações: http://each.uspnet.usp.br/amazonia.

Preservação e desenvolvimento

Os estudantes e pesquisadores brasileiros e franceses participam na sexta-feira do Seminário Internacional “Conhecendo a Amazônia e as Dinâmicas Territoriais no Mato Grosso”. O seminário, que integra a programação da viagem de estudos, vai debater resultados parciais de trabalhos realizados por pesquisadores franceses e brasileiros sobre biodiversidade, políticas públicas de preservação ambiental e de desenvolvimento sustentável, dinâmicas territoriais, desmatamento e diversidade do uso do solo naquele estado.

A abertura, às 8h30min, terá a presença de autoridades diplomáticas da França, como o cônsul geral do país em São Paulo, Jean-Marc Gravier.

Na primeira palestra, o geógrafo Eduardo Paulon Girardi vai falar sobre a questão agrária na Amazônia. Girardi é professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e autor do “Atlas da questão agrária brasileira”, disponível na internet em www4.fct.unesp.br/nera/atlas.

Pela manhã haverá duas mesas-redondas e, à tarde, debates e apresentação de pesquisas em grupos temáticos. Entre os palestrantes estão os professores Vincent Dubreuil e Vincent Nédélec, organizadores do projeto pela universidade francesa. Pela EACH, a coordenação está a cargo da professora Neli Aparecida de Mello, que fez mestrado e doutorado na França e já lecionou como professora visitante em Rennes 2.

O seminário é aberto a todos os interessados e ocorre no Auditório Azul da EACH (av. Arlindo Bettio, 1000, campus da USP Leste. Para informações sobre como chegar: www.each.usp.br/como-chegar.php). Inscrições e informações pelo e-mail: amazonia-each@usp.br