FOB recebe o Prêmio de melhor Semana de Recepção aos Calouros

A cerimônia de entrega do Prêmio da melhor Semana de Recepção aos Alunos 2012 aconteceu na última quinta-feira, dia 25 de outubro, na Sala do Conselho Universitária.

26/10/2012 - Publicado há 12 anos

Com o tema “Seu calouro tem muitas perguntas. Não tenha dúvida na hora de ajudá-lo”, a campanha desse ano procurou incentivar a participação dos pais nesse momento de confraternização

No ano em que comemora 50 anos, a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) é a vencedora do Prêmio de melhor Semana de Recepção aos Calouros 2012, concedido pela Pró-Reitoria de Graduação. O Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) e a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), e suas respectivas entidades estudantis, receberam menções honrosas.

A cerimônia de entrega do Prêmio aconteceu na última quinta-feira, dia 25 de outubro, na Sala do Conselho Universitário

Essa é a primeira vez que a FOB conquista o prêmio principal, mas a Unidade já havia recebido uma menção honrosa na edição do ano passado. “A Semana de Recepção aos Alunos é tratada com muito carinho em Bauru porque representa a realização de um desejo acalentado por muito tempo e também o esforço dos pais para garantir a formação de seus filhos”, afirma a vice-diretora da Unidade, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado.

Além do diploma do Prêmio, a FOB passa a abrigar por um ano a escultura itinerante da artista plástica Carmela Gross, especialmente criada para simbolizar os princípios acadêmicos da Universidade que são difundidos durante a Semana de Recepção dos Calouros: humanismo, excelência, universalismo e solidariedade. O Grupo Setorial Pró-Calouro da Unidade também ganhará um computador e uma impressora.

Semana de Recepção aos Calouros

Instituída em 1998, pela Pró-Reitoria de Graduação, a Semana de Recepção aos Calouros foi criada com o objetivo de incentivar as Unidades a promoverem uma melhor integração entre alunos novos e veteranos. Ela acontece na primeira semana do ano letivo (em 2012, foi de 27 de fevereiro a 2 de março), quando as aulas regulares são substituídas por atividades como gincanas, oficinas, palestras, campanhas educativas e ações sociais.

A pró-reitora de Graduação, Telma Maria Tenório Zorn, lembra que o período de recepção aos novos alunos envolve sempre a preocupação da Universidade em evitar a ocorrência de episódios negativos. Por isso, a Pró-Reitoria incentiva e homenageia as Unidades que se esforçaram para fazer desse um momento de carinho e alegria. “Não tenho dúvida de que essa semana tem um impacto grande no desenvolvimento do aluno no decorrer do curso. A primeira impressão nunca é esquecida, por isso, é importante que o primeiro impacto tenha valores positivos de cidadania e responsabilidade. É uma semente plantada que vai germinar no decorrer do curso”, explica a pró-reitora.

(Foto: Ernani Coimbra)