Seminário sobre jornalismo e produção cultural

No próximo dia 20 de setembro (quinta-feira), dentro da programação da 17ª Semana de Arte e Cultura, será promovido o Seminário Nacional de Cultural com a sessão especial “A Produção Cultural da Universidade e a Imprensa”.

18/09/2012 - Publicado há 12 anos

O objetivo do evento é apresentar um panorama sobre o relacionamento da imprensa com as universidades sob a perspectiva da produção cultural e o de discutir como os jornalistas dessa área têm recepcionado e divulgado essa produção.

A mesa redonda será coordenada pelo superintendente de Comunicação Social da USP, Alberto Carlos Amadio, e contará com a presença de importantes jornalistas da área, como Cadão Volpato, Jorge Vasconcellos, Marcello Rollemberg e Rinaldo Gama.

Cadão Volpato é jornalista, músico, escritor e ilustrador. Estudou Jornalismo na Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP). Escreve regularmente artigos para a Folha de S. Paulo, Revista Piauí, Revistas Vogue e RG, Bravo!, Jornal Valor Econômico (Caderno EU) e Guia da Folha. Tem quatro livros de ficção publicados pela editora Iluminuras (1995-2005) e um livro infantil, Meu Filho, Meu Besouro (Cosacnaify, 2011, também ilustrado por ele). Participou das coletâneas Anos 90: Manuscritos de Computador (Boitempo, 1999) e Essa História Está Diferente (sobre músicas de Chico Buarque, Companhia das Letras, 2010).

Jorge Vasconcellos é jornalista e radialista, criou, produziu e apresentou o premiado programa radiofônico Certas Palavras; criador e apresentador do Salão de Ideias, forum de encontros e debates na Bienal Internacional do Livro de São Paulo; autor dos livros Certas Palavras (Editora Estação Liberdade, 1990) e Recados da Bola (Cosac Naify, 2010); produz e apresenta o programa Sala de Leitura, veiculado na Rádio USP.

Marcello Rollemberg é jornalista, escritor e professor universitário. Mestre em Ciências da Comunicação e doutorando em Teoria da Comunicação, ambos pela ECA/USP, é diretor de redação do Jornal da USP e da Revista Espaço Aberto. Como autor, já publicou quase duas dezenas de livros, entre eles Edusp, Um Projeto Editorial (com Plinio Martins Filho), pela Imprensa Oficial, Universidade – Formação e Transformação (Edusp) e Uma Ponte para Londres (Record).

Rinaldo Gama é editor do Sabático, suplemento de livros e leituras do jornal O Estado de S. Paulo. Jornalista, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, é formado ainda em Psicanálise. Foi coordenador executivo do Instituto Moreira Salles e foi editor executivo dos Cadernos de Literatura Brasileira. É autor de O Guardador de Signos: Caeiro em Pessoa (IMS/Perspectiva, Coleção Debates, 1995), entre outros livros. Montou e coordenou o curso de pós-graduação lato sensu em Jornalismo Cultural da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Foi chefe do Departamento de Comunicação Jornalística da Faculdade de Comunicação e Filosofia da PUC-SP.

A sessão especial será realizada das 14h às 16h, no Paço das Artes (Avenida da Universidade, 1, Cidade Universitária, São Paulo). As inscrições para o evento podem ser realizadas pelo site da Pró-Reitoria.