Equilíbrio do planeta é tema da SIPAT 2009

05/10/2009 - Publicado há 15 anos

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) conjunta deste ano começa hoje, dia 5, e vai até o dia 9 de outubro, com o tema Você e a segurança em equilíbrio com o planeta. Esta é a sétima edição, organizada em conjunto pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), Coordenadoria de Assistência Social (Coseas), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE), Instituto de Física (IF) e Instituto de Matemática e Estatística (IME) e Reitoria, no Auditório Ariosto Mila, da FAU. Na Semana ocorrem várias atividades, como palestras, a partir das 14h, com os seguintes temas, respectivamente, de segunda-feira à sexta-feira: adaptações posturais no ambiente de trabalho; assédio moral; criação da cadeia de transformação do lixo eletrônico – apresentação do projeto da Centro de Computação Eletrônica (CCE) – qualidade de vida, ministrada pela equipe da Escola de Terapias Orientais de São Paulo (ETOSP), estas duas últimas no dia 7; educação financeira e aposentadoria especial. Algumas palestras são ministradas por professores e funcionários da USP, em outras há a participação de representantes da Bovespa e INSS, por exemplo. As oficinas e atividades externas acontecem das 13 às 14h; as sessões de acupuntura oferecidas pela equipe da ETOSP ocorrem todos os dias das 9h às 17h, com exceção do dia 5 que será somente após às 13h; e no dia 9, às 15h, a apresentação teatral do Grupo Espalhafatos. No dia 5 e 9, professores e funcionários do Museu de Anatomia do ICB apresentam o trabalho desenvolvido no Museu. Durante a SIPAT haverá ainda sorteio de brindes e a instalação de uma mesa de trocas, destinada a trocas espontâneas de objetos usados (revistas, jornais, livros, CDs, DVDs, roupas, enfeites). A organização pede para os participantes levarem suas canecas, pois não serão oferecidos copos descartáveis durante o evento. O Auditório da FAU está localizado na Rua do Lago, 876. Para mais informações, os funcionários e professores das Unidades participantes da SIPAT conjunta devem procurar os responsáveis pela CIPA de sua Unidade.