Faculdade de Educação quer ampliar a relação da Unidade com a sociedade

28/09/2010 - Publicado há 14 anos

Foi realizada nesta segunda-feira, dia 27 de setembro, às 17h, a cerimônia de posse da nova diretora da Faculdade de Educação (FE), Lisete Regina Gomes Arelaro, e da nova vice-diretora, Marília Pontes Espósito, no Auditório da Unidade.

(da esq. p/ dir.) A vice-diretora Marília Pontes Espósito, a diretora Lisete Arelaro, o vice-reitor Hélio Nogueira da Cruz e o reitor João Grandino Rodas, no Auditório da Unidade.

Em seu discurso, Lisete celebrou o fato de ser a primeira docente de seu Departamento, de Administração Escolar e Economia da Educação, em 30 anos, a assumir a direção da Faculdade. Ela citou as atividades realizadas no ensino, pesquisa e extensão, destacando a nota seis obtida pela FE na avaliação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área da pesquisa.

Gestão compartilhada

A diretora falou também das metas para a sua gestão, como implementação das unidades de estágio; aumentar o número de bolsas oferecidas para a extensão universitária; cuidar da parte física da Faculdade, para a qual a diretora adiantou que será feito um estudo, ainda neste ano, para viabilizar um plano diretor. Mas, sem esquecer da utopia, segundo sua própria definição: “Que a Universidade tenha uma relação cada vez mais estreita com a sociedade”, concluiu.

A vice-diretora Marília fez um balanço dos 150 dias da gestão compartilhada da atual diretoria – ela e a diretora estão no cargo desde abril deste ano – e lembrou algumas necessidades da Unidade, como reformulação do site, a organização da comunicação e a expansão física. Ela também falou de sua experiência como professora, pesquisadora e lembrou ter tido a oportunidade de ser aluna do reitor João Grandino Rodas, quando este era professor da Unidade.

Presença importante para a educação

“Pessoa que gosta de trabalhar. É de pessoas assim que a Universidade precisa”, afirmou o reitor sobre a nova diretora da Unidade. O reitor lembrou que a FE tem uma missão global dentro da Universidade e, por isso, tem a necessidade de participar de todos os segmentos da USP. “Não será possível fazer qualquer tipo de educação sem a presença da Faculdade de Educação, seja nas exatas, humanas ou biológicas, por isso, esta Faculdade não pode deixar de participar dos processos de educação dentro e fora da USP. Porque a educação é algo imprescindível, com a qual poderemos mudar a vida de muitos”, ressalta.

O reitor disse apoiar as melhorias na parte física da Unidade, ainda mais porque “a FE é a entrada da Cidade Universitária”. Para finalizar, o reitor lembrou do tempo que esteve na Unidade: por cinco anos como aluno – uma de suas quatro graduações é em Educação, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, que dividiu-se na atual FE e na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH); e como professor durante dez anos.

O encerramento da cerimônia teve a participação do Coral “Todos os Cantos” da FE, que existe há 11 anos.

FE em números

A FE iniciou seu funcionamento em 1970. Em 2009, a Unidade teve, em média, 856 estudantes frequentando o curso de pedagogia e 5140 nos 14 cursos de licenciatura; e 600 alunos na pós-graduação; tendo crescido também o número de pós-doutorados realizados: em 2009 foram 20.Neste ano, até agora, foram 18.

São 106 professores em três departamentos e 202 funcionários. No ano passado, realizou sete cursos de extensão com 290 participantes, 573 matriculados no Projeto da Rede Pública de Ensino e 960 alunos nos minicursos de Línguas Estrangeiras, atendendo ao público interno e externo à USP. A Escola de Aplicação também faz parte da Faculdade, que tem atualmente 734 alunos matriculados no ensino fundamental e médio e conta com 56 educadores, o que inclui os professores e a parte técnica.