Direção da Faculdade de Direito assume unindo tradição e renovação

Em cerimônia com a presença de diversas autoridades do meio jurídico, entre eles muitos egressos, tomaram posse na noite de segunda-feira, dia 24 de março, no Salão Nobre da Faculdade de Direito (FD), a nova direção da Unidade: o diretor José Rogério Cruz e Tucci; e o vice-diretor Renato de Mello Jorge Silveira.

26/03/2014 - Publicado há 10 anos

“Memórias da São Francisco,
Que eu canto com emoção.
Em cada canto do largo,
Eu largo o meu coração”.
Trecho de Trovas Acadêmicas – Canção Tradicional da Faculdade de Direito da USP, cantada pelo Coral XI de Agosto no evento

(Da esq. p/ dir.) o novo diretor da Faculdade de Direito, José Rogério Cruz e Tucci, recebe das mãos do diretor da gestão 2010-2014, Antonio Magalhães Gomes Filho, as vestes talares: capelo, usado por cima, borla e o anel do Barão de Ramalho

Após a apresentação do Coral XI de Agosto, o professor da FD, Miguel Reale Junior, fez a saudação à nova diretoria, em nome da Congregação da Unidade. Reale lembrou que a cerimônia será um dos últimos eventos do qual participará como docente, pois está próximo de se aposentar. Em sua fala, ressaltou as qualidades acadêmicas do novo diretor e vice-diretor e desejou a eles “a sabedoria da manutenção e a coragem da transformação, a urgência da decisão com a necessidade de cumprir a lei; aliando a sabedoria do passado e a renovação do futuro”. E, ao final, disse que deixará a Faculdade em boa direção, pois “sei que o que conquistamos será preservado e o que precisamos alcançar será conquistado”.

Depois da leitura dos termos de compromisso e de posse e da transmissão das vestes talares, o diretor Tucci iniciou o seu discurso destacando a importância política da Unidade, citando exemplos da atuação dos seus membros a favor da democracia e contra a ditadura.

Demonstrando preocupação não só com o presente, mas também com o futuro, Tucci citou ter criado uma Comissão para estudar e viabilizar a infraestrutura da Unidade, além de, em conjunto com a comunidade, redesenhar o ensino jurídico; e para isso conclamou a todos a estabelecer um pacto de comprometimento, “porque só ao respeitar o diálogo e a tolerância que podemos cobrar do outro”, finalizou.

Cooperação

“Esta posse não deve ser vista somente como ato formal da Universidade, porque marca um período de profícua cooperação entre a USP e a Faculdade de Direito”, destacou o reitor Marco Antonio Zago.

(Da esq. p/ dir.) O novo vice-diretor, Renato de Mello Jorge Silveira; o novo diretor; o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Enrique Ricardo Lewandowski; o reitor Marco Antonio Zago; o diretor da gestão anterior – ainda com as vestes talares do cargo; o professor da FD, Miguel Reale Junior; e o secretário-geral, Ignacio Maria Poveda Velasco

O reitor afirmou que a cerimônia de posse também é um momento para pensar o passado e discutir, projetar o futuro; destacou que os alunos de graduação da USP devem ter uma vida universitária plena, com presença nas atividades acadêmicas, culturais e esportivas também. E, disse esperar que a Faculdade de Direito continue com a tarefa árdua de “formar juízes, promotores, advogados e políticos de destaque como cidadãos e não apenas bacharéis para serem aprovados no exame da OAB [Ordem dos Advogados do Brasil].

Ao final, Zago destacou que o “principal capital da Faculdade de Direito são seus professores, alunos e servidores, pois são eles os guardiões das mais antigas tradições da USP e por isso são responsáveis pela sua excelência também”.

Além da comunidade da FD, estiveram presentes no evento muitos dirigentes de Unidades e da Administração Central da Universidade, incluindo os quatro pró-reitores; um número expressivo de egressos da Faculdade, com destaque para a turma 1978, da qual o diretor Tucci faz parte; do embaixador Fernando Mello Barreto; representantes da OAB, da Associação dos Advogados de São Paulo, do Instituto dos Advogados de São Paulo, entre outros.