Delegação da Universidade de Mie visita USP e assina acordo de cooperação

Na tarde do dia 19 de agosto, o reitor João Grandino Rodas recebeu, na Reitoria, a visita da delegação da Universidade de Mie, Japão, composta pelo seu reitor, dirigentes, professores e alunos, além de representantes do Governo da Província de Mie.

 27/08/2013 - Publicado há 11 anos
Por
O reitor da Universidade de Mie, Atsumasa Uchida; o reitor João Grandino Rodas; e o governador da Província de Mie, Eikei Suzuki

Na tarde do dia 19 de agosto, o reitor João Grandino Rodas recebeu, na Reitoria, a visita da delegação da Universidade de Mie, Japão, composta por cerca de 20 pessoas, entre elas, seu reitor, dirigentes, professores e alunos, além de representantes do Governo da Província de Mie. 

Nesta visita, foi assinado um acordo de cooperação mútua entre as duas universidades, para atividades conjuntas voltadas ao ensino, à pesquisa e extensão e prevê que as duas instituições desenvolvam ações para promover o intercâmbio de docentes e pesquisadores. “A Mie é uma universidade de porte médio, mas que tem muito impacto acadêmico, além de receber estudantes do mundo inteiro”, destacou o reitor da Universidade de Mie, Atsumasa Uchida, que disse esperar que, futuramente, as duas instituições possam estender este acordo, assinado hoje, para a área de medicina, recursos tecnológicos e demais áreas.

Universidade e Governo juntos

Uchida ressaltou que a Universidade de Mie tem uma relação bem estreita com o governo local, por isso, esta visita contou com a presença do governador da Província onde está localizada a Instituição, Eikei Suzuki. O governador lembrou que, neste ano, faz 40 anos da existência de um acordo de irmandade entre o Estado de São Paulo e a Província de Mie. 

Segundo Suzuki, a vinda da delegação ao Brasil representa “um grande marco entre a Província de Mie e o Estado de São Paulo, pois, durante a estadia foram assinados acordos em três áreas, governamental, econômica e educacional. Tenho certeza que este acordo trará grande desenvolvimento não só para as universidades, mas também para o Estado e a Província”, finalizou o governador. Além da assinatura do acordo de cooperação entre a USP e a Universidade de Mie, o Governo da Província assinou acordo com o Governo do Estado para incentivar a educação; e o maior banco da Província de Mie também estabeleceu acordo com o Banco do Brasil. 

“Esta junção entre governo e universidade contribui ainda mais para o sucesso deste acordo. A assinatura deste documento é muito mais que uma carta de intenção. Assim como o Estado de São Paulo tem parceria antiga com a Província de Mie, que a USP e Mie possam estabelecer parcerias na área da educação”, afirmou o reitor. 

A USP recebeu a visita da delegação da Universidade de Mie, Japão, composta por cerca de 20 pessoas, entre elas, seu reitor, dirigentes, professores e alunos, além de representantes do Governo da Província de Mie

O dirigente da USP lembrou que há muitos descendentes de japoneses nos quadros da Universidade, como professores, alunos e funcionários, “que muito contribuíram e contribuem com o desenvolvimento da Universidade”, destacou. Nesta visita, eles estavam representados pelos professores Li-Sei Watanabe e Koichi Mori, respectivamente do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH); e por Sedi Hirano, professor emérito da FFLCH e coordenador do Programa de Bolsas de Intercâmbio para Alunos de Graduação da USP. 

A história da Universidade de Mie remonta ao ano de 1648, tem mais de 6 mil alunos e oferece cursos de graduação e pósgraduação, nas áreas de humanidades, direito, economia, medicina, educação e ciências ambientais. Desde 2011, a universidade japonesa tem um acordo de cooperação acadêmica com a FFLCH, nas áreas de História, Geografia, Filosofia, Ciências Sociais e Letras e, desde então, tem havido troca e recebimento de alunos de graduação entre as universidades. 

(Fotos: Ernani Coimbra)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.