Comunicado das negociações da Reitoria da USP com estudantes

10/05/2007 - Publicado há 17 anos

Em resposta às reivindicações apresentadas pela Comissão de Negociação da Ocupação do prédio da Reitoria, em reunião em 08/05/07, a reitora Suely Vilela apresentou as seguintes propostas:

TEMA 1 – MORADIA ESTUDANTIL

1.1        Construção de novas moradias- Edifício para abrigar 198 vagas no Campus Butantã;- Edifício para abrigar 68 vagas no Campus de Ribeirão Preto;- Edifício para abrigar 68 vagas no Campus de São Carlos.Os projetos das referidas obras serão realizados em 2007 e o processolicitatório e a execução, em 2008.

1.2        Reforma de moradias – Já estão autorizados cerca de R$ 500.000,00.Os demais itens relacionados ao tema serão tratados pela Comissão de Gestão de Política de Permanência e Formação Estudantil, cuja composição e finalidades foram publicadas no Diário Oficial de abril/maio de 2007. Fica garantida a inclusão de um representante dos estudantes moradores do Campus Butantã (AMORCRUSP) e um aluno representante dos moradores dos campi do interior.

TEMA 2 – REFORMA E INFRA-ESTRUTURA DA FFLCH E DA FOFITO

2.1 FFLCH – Participar de reunião a ser realizada em data a ser definida entre 15 e 20 de junho para, em conjunto com a Direção da Unidade, um representante discente de cada Curso e um representante dos funcionários técnico-administrativos na Congregação da referida Unidade, apreciar as propostas da Faculdade quanto à necessidade de construção de novos edifícios,com ênfase na superlotação das salas de aula e tendo em vista o Plano Diretor.

2.2 FOFITO – A Reitoria acompanhará, por meio da Diretoria da Faculdade deMedicina de São Paulo, o andamento do processo relativo à reforma do prédiodesse Departamento. Outrossim, a Diretoria dessa Faculdade concordou com aparticipação de representante dos estudantes do Departamento no acompanhamentodo mesmo processo

TEMA 3 – DECRETOS DO GOVERNO

A manifestação institucional da Reitora sobre o tema fundamentar-se-á na deliberação do Conselho Universitário. O CO será realizado uma semana após a desocupação da Reitoria. A participação da Reitora em audiência pública sobre o tema será efetuada uma semana após a referida reunião do CO. Os membros do CO serão convidados.

TEMA 4 – CONTRATAÇÃO DE DOCENTESA divulgação, com base na avaliação da Comissão de Claros Docentes, do número deprofessores a serem contratados pela USP, em 2007, será realizada até 30 demaio, para as Unidades que já encaminharam seus planos de metas com a definiçãode prioridades. As contratações autorizadas pela Comissão de Claros Docentesserão efetuadas pelas Unidades/Órgãos da Universidade.

TEMA 5 – REUNIÕES DE ACOMPANHAMENTOA Reitora propõe a realização de uma reunião, além das anteriores referidas, coma Comissão de Negociação, ainda no presente semestre, e três, no próximo, para o acompanhamento dos compromissos ora assumidos.

DESOCUPAÇÃO DA REITORIA

O cumprimento dos compromissos relacionados está condicionado à imediata desocupação do prédio da Reitoria.

A assembléia dos estudantes, realizada no mesmo dia, considerou as propostas insuficientes. Tendo em vista essa resposta, realizou-se uma nova reunião com a Comissão no dia 09/05, na qual a reitora deixou claro que eventuais avanços na proposta original dependerão de estudos adicionais e consultas aos demais dirigentes da Universidade.

São Paulo, 10 de maio de 2007.

A Reitoria