Comprometimento do orçamento com pessoal atinge maior índice desde o início da autonomia financeira

14/07/2014 - Publicado há 10 anos

No primeiro semestre de 2014, o comprometimento acumulado do orçamento da USP com folha de pagamento foi de 105,5%, o maior índice já alcançado pela Universidade desde o início da autonomia financeira. Para comparar, a tabela abaixo mostra a evolução do comprometimento, nos primeiros cinco meses do ano, e também o percentual anual, desde 2005.

Comprometimento do ICMS com pessoal nos últimos dez anos

[table id=56 /]

De janeiro a junho, a USP gastou R$ 2,27 bilhões com salários, benefícios, provisão de 13º e férias a seu quadro de servidores docentes e técnico-administrativos, registrando crescimento da ordem de 6,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Como demonstrado a seguir, somente no primeiro semestre, foram gastos R$ 139,6 milhões a mais do que em 2013, o que já consumiu a “Reserva de Ajuste” aprovada em fevereiro de 2014 pelo Conselho Universitário (R$ 128 milhões). Os recursos do Tesouro, repassados pelo Estado no mesmo período, cresceram 5,3%, mas atingiram apenas R$ 2,15 bilhões.

Folha de pagamento (planilha Cruesp) – (valores em R$ milhões)

[table id=57 /]

As despesas com folha de pagamento estão crescendo com a consolidação da segunda movimentação dos servidores na carreira. Veja, a seguir, o gráfico de comprometimento das três universidades nos últimos anos e, o da USP, nos últimos doze meses.

Evolução do comprometimento com pessoal das três universidades

Evolução do comprometimento mensal da USP com pessoal