Comissão da Verdade da Universidade tem nova composição

Foi publicado no Diário Oficial de hoje, dia 29 de maio, uma portaria que dispõe sobre a nova composição e a prorrogação do prazo de atuação da Comissão da Verdade da Universidade.

29/05/2014 - Publicado há 10 anos

A Comissão será composta por seis docentes:  Janice Theodoro da Silva (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), que passa a ser a presidente; Dalmo de Abreu Dallari (Faculdade de Direito); Erney Felicio Plessmann de Camargo (Instituto de Ciências Biomédicas); Maria Hermínia Brandão Tavares de Almeida (Instituto de Relações Internacionais); Silvio Roberto de Azevedo Salinas (Instituto de Física); e Walter Colli (Instituto de Química).

Também foi prorrogado por um ano, a partir de 25 de julho deste ano, o prazo de atuação da Comissão. Conforme previsto no artigo 5º da portaria que criou o órgão, em 7 de maio do ano passado, a Comissão poderá receber testemunhos, informações e documentos; requisitar informações e documentos de todos os órgãos da Universidade; convidar, para prestar depoimento, pessoas que se presume tenham ciência de fatos referentes às violações de direitos humanos na Universidade durante a ditadura, que vigorou no país entre 31 de março de 1964 e 15 de março de 1985; e determinar a realização, por conta da Universidade, de perícias e diligências necessárias à obtenção de informações e documentos.

Ao final desse período, a Comissão deverá elaborar relatório que contenha os resultados do trabalho de investigação, dando ampla divulgação a esse texto. As informações obtidas também deverão ser encaminhadas à Comissão Nacional da Verdade.