Ciclo de palestras abre programa de comemoração dos 110 anos do IPT

06/05/2009 - Publicado há 15 anos

Na próxima quinta-feira, dia 7 de maio, a partir das 14h30, com o título “A Construção do Conhecimento Científico e Tecnológico”, o físico e assessor especial do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Mota, proferirá palestra, que será aberta ao público, no auditório Cid Vínio do IPT.

Mota apresentará, numa perspectiva histórica e em formato acessível, a evolução da ciência desde o princípio. Será uma viagem das sociedades primitivas, passando pela Grécia Antiga, Idade Média e pelo período da sistematização da ciência no século XVII, período marcado simbolicamente pela atuação de Galileu Galilei. A jornada prossegue pelas contribuições que marcaram os séculos seguintes, até chegar ao papel contemporâneo da ciência, tecnologia e inovação na sociedade contemporânea, na perspectiva de grandes pensadores da ciência, como Popper, Kuhn e Feyerabaend.

O palestrante tem doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco e  pós-doutorados na University of British Columbia, no Canadá, e na University of Utah, nos Estados Unidos. Também é professor titular de Física na Universidade Federal de Santa Maria (RS). Atua nas áreas de modelagem e simulação de materiais nanoestruturados e funcionalização de nanotubos de carbono.

O ciclo de palestras “Transformação” prosseguirá no dias 19 de maio, no mesmo local a partir das 14h, com Renato Janine, professor titular de Filosofia da USP; e no dia 4 de junho, a partir das 14h30, com o professor João Fernando Gomes de Oliveira, diretor-presidente do IPT.

(com informações de Mariana Passos, da Assessoria de Imprensa do IPT)