Cerimônia formaliza doação da biblioteca do professor Vanzolini

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

(Foto: Ernani Coimbra)

A reitora da USP, Suely Vilela, e o professor Paulo Emílio Vanzolini durante a solenidade

"Não vejo alternativa senão doar minha biblioteca ao Museu de Zoologia e agradeço a compreensão de minha família por isso". Foi com essa frase bem humorada que o professor Paulo Emílio Vanzolini explicou sua resolução em doar seu acervo, com mais de 25 mil itens, ao Museu da USP. A cerimônia de formalização da doação foi promovida no dia 23 de abril, na sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria.

Avaliada em mais de US$ 300 mil, a Biblioteca do professor Vanzolini, segundo o diretor do Museu de Zoologia, Sérgio Antonio Vanin, é um dos maiores acervos de herpetologia da América do Sul, constituído por 20 mil separatas, 1.372 fascículos de periódicos, 93 obras raras, 1.938 livros e 2.042 mapas. “Com essa doação, a Biblioteca do Museu passará a dispor de importante base para novos estudos na área de herpetologia tropical”, enfatizou o diretor.

A reitora da USP, Suely Vilela, ressaltou a notabilidade do professor Vanzolini não só como cientista, mas também como um dos principais compositores brasileiros. “O que muitos desconhecem é que boa parte da sua Biblioteca foi composta graças aos recursos obtidos com os direitos autorais de suas canções. Pode-se, portanto, dizer, nesse e em outros casos, que a ciência deve muito à arte, mostrando que, de fato, elas não se dissociam”, afirmou.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail