Posse do novo reitor terá transmissão ao vivo pela IPTV USP e pela Rádio USP

24/01/2014 - Publicado há 10 anos

A cerimônia de posse do novo reitor da USP, Marco Antonio Zago, que será realizada no próximo dia 25 de janeiro, às 16h, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, terá transmissão ao vivo pela IPTV USP. A Rádio USP está preparando uma programação especial dedicada à posse, que irá ao ar a partir das 15h.

A TV Estadão, ligada ao jornal O Estado de S. Paulo, em parceria com a IPTV, também transmitirá a cerimônia on-line.

O professor Marco Antonio Zago tomará posse como novo reitor da USP para o quadriênio 2014-2018. Zago foi nomeado pelo governador Geraldo Alckmin no dia 26 de dezembro, juntamente com o professor Vahan Agopyan, que exercerá a função de vice-reitor da Universidade. A chapa formada por Zago e Agopyan foi a mais votada na eleição realizada no dia 19 de dezembro, com 1.206 votos, e encabeçava a lista tríplice encaminhada ao governador.

Marco Antonio Zago é professor titular da USP desde 1990. Graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto  (1970), obteve títulos de mestre e de doutor em Clínica Médica pela mesma faculdade, respectivamente, em 1973 e 1975. É docente em dedicação exclusiva desde 1973, tendo realizado o pós-doutorado no Nuffield Department of Clinical Medicine na Universidade de Oxford. Dentre outros cargos, foi presidente do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entre 2007 e 2010. Desde 2010, era pró-reitor de Pesquisa da USP.

O novo vice-reitor, Vahan Agopyan, é graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica  (1974), com mestrado em Engenharia Urbana e de Construções Civis  (1978) e doutorado em Engenharia Civil pelo King’s College London, na Inglaterra (1982). É professor titular de Materiais e Componentes de Construção Civil. Desde 2010, era pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade. Foi diretor da Escola Politécnica, diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), conselheiro da Fapesp e coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo.