Candidatos têm último fim de semana para se inscrever no Vestibular

Termina na próxima segunda feira, dia 8 de setembro, o período de inscrições para o vestibular Fuvest 2015, que selecionará 11.057 candidatos para a USP.

Termina na próxima segunda feira, dia 8 de setembro, o período de inscrições para o vestibular Fuvest 2015, que selecionará 11.057 candidatos para a USP (número igual ao do ano passado) e 120 para o Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (100 em 2014), totalizando 11.177 vagas. O vestibular passado registrou mais de 172 mil inscritos, 24.4 mil dos quais eram treineiros.

A USP oferece 249 cursos de graduação distribuídos em oito campi no Estado de São Paulo, nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos e São Paulo. As provas serão realizadas em 32 municípios do estado de São Paulo.

A inscrição deverá ser feita exclusivamente pelo site da Fuvest. O programa de inscrição solicitará os dados necessários. A taxa de inscrição, no valor de R$ 145,00 (R$ 130,00 no ano passado), poderá ser paga em bancos ou pela internet, até a data-limite de 9 de setembro (terça-feira), usando o boleto gerado até 8 de setembro (segunda-feira), último dia de inscrição, até 23h59min.

O candidato deverá utilizar o seu próprio número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o número do seu documento de Identidade.

Programa de inclusão social

O Inclusp representa a política de Inclusão Social da USP. Tem a finalidade de estimular o ingresso de estudantes egressos do ensino médio público do Brasil. Tem como objetivos principais os de atuar na superação das barreiras que dificultam o acesso à USP de estudantes egressos da escola pública; incentivar a participação desses estudantes no vestibular organizado pelo Fuvest e apoiar com bolsas de estudo e outras ações a permanência desses estudantes nos cursos para os quais foram aprovados na USP.

Uma das ações do Inclusp é o Sistema de Pontuação Acrescida. Por meio dele, os estudantes que cursaram ou estejam cursando integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública do Brasil poderão optar pela Pontuação Acrescida, que atribuirá porcentual de acréscimo (bônus) na nota da 1ª fase, para efeito de progressão à 2ª fase do Vestibular, e na Nota Final de Classificação.

Tem direito de optar pelo Sistema o candidato que cursou integralmente o ensino médio em escola pública brasileira (municipal, estadual ou federal), em cursos regulares ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), incluindo os cursos supletivos e de madureza.

Provas

A primeira fase será realizada no dia 30 de novembro, domingo, com início às 13h. A prova conterá 90 questões e versará sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio: Português, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês e terá algumas questões interdisciplinares. Todas as questões serão do tipo teste, com cinco opções de resposta. A duração da prova será de cinco horas.

Os estudantes convocados para a segunda fase farão mais três provas de caráter analítico-expositivo. No dia 04/01/2015 (domingo) responderão dez questões de Português e farão uma Redação; no dia 05/01/2015 (segunda-feira) a prova constará de 16 questões sobre as disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio (História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês). As questões poderão abranger conhecimentos de mais de uma disciplina, inclusive Português. No dia 06/01/2015 (terça-feira), a prova terá 12 questões de duas ou três disciplinas (seis ou quatro de cada), de acordo com a carreira escolhida. Todas as provas terão quatro horas de duração.

A primeira chamada será feita no dia 31 de janeiro de 2015.

Outras informações sobre o vestibular poderão ser obtidas no Manual do Candidato, que é gratuito e está online no site da Fuvest.

(Com informações da Coordenadoria de Comunicação da Fuvest)