Atividade complementar pode ser registrada no histórico escolar

Os alunos de Graduação já podem solicitar o registro de Atividades Acadêmicas Complementares (AAC) em seu histórico escolar. A medida começa a valer agora, para as atividades realizadas desde o início de 2015.

04/05/2015 - Publicado há 9 anos

Os alunos de Graduação já podem solicitar o registro de Atividades Acadêmicas Complementares (AAC) em seu Histórico Escolar. A medida foi aprovada pelo Conselho de Graduação em maio de 2014 e começa a valer agora, para as atividades realizadas desde o início de 2015.

Atividades Acadêmicas Complementares são aquelas realizadas pelos alunos, que não pertencem à grade curricular do curso de Graduação, mas contribuem para sua formação como, por exemplo, participação em concursos e premiações, visitas técnicas, representação em entidades estudantis, semanas acadêmicas, treinamentos técnicos e participação em empresas juniores. São registradas as horas dedicadas a essas atividades e não os créditos, e a sua inclusão não interfere na média ponderada do aluno.

“A partir de agora, o aluno terá todas as atividades registradas em um único documento oficial da Universidade. É o registro da vida acadêmica dele, do seu perfil”, explica o pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes.

O dirigente também ressalta que o registro das AACs é muito importante para a Pró-Reitoria, pois fornecerá informações sobre as atividades em que os alunos se envolvem, permitindo o desenvolvimento de políticas ou projetos específicos.

Como solicitar o registro da AAC

A solicitação do registro da AAC é realizada pelo sistema Júpiter, no item “Requerimento”, opção “Atividades Acadêmicas Complementares”. Além de descrever a AAC, o aluno deve atribuir a carga horária e anexar um arquivo comprobatório da atividade acadêmica solicitada.

O serviço de Graduação da Unidade realiza a primeira análise do requerimento e, no caso deste cumprir os requisitos exigidos, encaminha a solicitação para a Comissão de Graduação, responsável por definir a quantidade de horas e deferir o requerimento. A partir do deferimento, a AAC passará a constar no histórico escolar e no resumo escolar do aluno. O registro das atividades pode ser solicitado em qualquer época do ano, não há um prazo de validade.

O sistema Júpiter já fornece uma lista de atividades definidas como AACs, mas cada Unidade pode solicitar a inclusão de outras atividades, mediante aprovação da sua Comissão de Graduação e do Conselho de Graduação.

Para a implantação do processo, a Pró-Reitoria de Graduação realizou treinamentos, em março e abril, com os presidentes das Comissões de Graduação das Unidades, com os coordenadores de curso e com as equipes dos Serviços de Graduação. Os alunos regularmente matriculados foram informados sobre essa nova possiblidade por um e-mail institucional enviado no início do período letivo.

Diferenças entre AAC e AACC

É importante ressaltar a diferença entre as Atividades Acadêmicas Complementares (AAC), criadas recentemente pela Pró-Reitoria de Graduação da USP para todos os cursos, e as chamadas Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais (AACC), exclusivas dos cursos de Licenciatura.

A AACC é uma determinação do Governo Federal que exige o cumprimento de 200 horas com atividades acadêmicas e culturais para o que aluno obtenha o diploma de Licenciatura. Essa exigência não se estende aos cursos de Bacharelado.