Assistentes Acadêmicos da USP terão curso de direito aplicado à área acadêmica

O curso foi anunciado durante a abertura do 5º Encontro do Grupo de Integração dos Assistentes Acadêmicos (Giacad), realizado entre os dias 18 e 21 de agosto, na cidade de Atibaia.

27/08/2013 - Publicado há 11 anos

O encontro reuniu cerca de 90 assistentes acadêmicos das Unidades, Pró-Reitorias, Institutos e Museus, com o objetivo de elucidar processos de trabalho pertinentes ao cotidiano da área acadêmica e promover a integração dos seus agentes, além de discutir questões como a Lei de Acesso à Informação, concursos da carreira docente e eleições de colegiados.

Na cerimônia de abertura do Encontro, o reitor João Grandino Rodas ressaltou a importância de se conhecer em detalhes o Estatuto, o Regimento, o Código de Ética e outros documentos da Universidade e, por causa dessa necessidade, anunciou a criação de um curso de direito aplicado à área acadêmica. Segundo o dirigente, “essa é uma antiga demanda do Giacad que só se tornou viável com a consolidação da Escola Técnica e de Gestão da USP”.

O curso terá duração de três semestres, ou 360 horas, com início no dia 4 de outubro, e oferecerá de 30 a 60 vagas, de preferência para os servidores técnico-administrativos que ocupem cargos na assistência acadêmica. “No âmbito da Administração, não há mais espaço para o improviso. Nos dias de hoje, é necessário conhecimento para que haja um contínuo aperfeiçoamento. A USP precisa continuar se modernizando, daí a importância da Escola Técnica e de Gestão, que deverá gerar uma mudança na administração da Universidade. Nós temos de dar o exemplo, porque estudamos e ensinamos Administração e Direito, por isso, não faz sentido deixarmos de aplicar o conhecimento que outros aplicarão em suas empresas”, enfatizou o reitor.

Durante a cerimônia, o diretor Guilherme Ary Plonski apresentou a proposta da Escola Técnica e de Gestão da USP e a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Arminda do Nascimento Arruda falou sobre a importância do envolvimento dos assistentes acadêmicos nas atividades de cultura e extensão, sobre as exigências e especificidades de cada Unidade e da importância das comissões de cultura e extensão.

Também foram apresentados os resultados e as pendências do último encontro, realizado em 2011, como a divulgação do site do grupo, que deverá ser um ponto de referência para os assuntos da assistência acadêmica. O site possui uma área restrita que disponibiliza uma lista com os contatos de todos os assistentes acadêmicos da Universidade, e seus substitutos, e compartilha pareceres, dúvidas e documentos da Universidade.

Nessa 5ª edição do encontro, também foram realizadas palestras e debates sobre a Lei de Acesso à Informação, realização de concursos e eleições, nova carreira docente, gestão de qualidade e produtividade, comportamento organizacional, medos e desafios da tomada de decisão, programas e aplicativos institucionais para a área acadêmica. “Os Encontros do Giacad contribuem para o aprimoramento e o desenvolvimento das atividades exercidas pelo Assistente Acadêmico e também para a integração dos seus agentes”, afirmou a presidente da comissão organizadora, Maria do Carmo Bottino, que também ressaltou que o bom desempenho dos assistentes acadêmicos é fundamental para a realização das atividades-fim da Universidade.

Grupo de Integração dos Assistentes Acadêmicos (Giacad)

Assessores diretos dos diretores, os assistentes acadêmicos são essenciais para o cumprimento da legislação vigente e das normas para questões ligadas às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. Para desenvolver a atividade, trocar experiências e manter um diálogo sobre os diversos problemas que surgem nessa área, em 2001, foi realizado no Instituto de Física, o I Encontro dos Assistentes Acadêmicos. O evento contou com o apoio do então reitor Jacques Marcovitch e a participação expressiva dos assistentes de todas as Unidades da USP.

Ao longo dos anos, o Giacad realizou outros encontros, reuniões e atividades e manteve ativa uma lista de discussão das questões levantadas pelo assistentes acadêmicos da Universidade.

(Foto: Ernani Coimbra)