Alunos de Graduação podem se inscrever para ser um “Amigo USP” de intercambistas

Estão abertas as inscrições para a primeira edição de 2014 do Programa USP iFriends. Os alunos de Graduação podem se inscrever pelo Sistema Júpiter.

03/02/2014 - Publicado há 10 anos

Estão abertas as inscrições para a primeira edição de 2014 do Programa USP iFriends. Os alunos de Graduação interessados em se tornar um “Amigo USP”, podem realizar a inscrição no próprio Sistema Júpiter, preenchendo um questionário e escolhendo até três intercambistas, de quem se tornará tutor.

Entre as principais atividades do “Amigo USP” estão a de recepcionar o aluno estrangeiro no aeroporto, auxiliá-lo na busca de alojamento e no processo de registro na Polícia Federal e demais órgãos públicos, orientá-lo em questões acadêmicas, ajudá-lo a aprender o idioma português, dar dicas que facilitem a sua adaptação à cultura e ao cotidiano brasileiros, ajudando-o em tarefas simples como a utilização de transporte público, bancos, correios e supermercados.

Criado em 2011, pela Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (VRERI), o programa USP iFriends tem o objetivo de recrutar voluntários para recepcionar estudantes estrangeiros e colaborar para a sua integração à comunidade e ao modo de vida brasileiros.

Além de beneficiar os intercambistas, o programa também contribui para a internacionalização da Universidade, sendo uma oportunidade para os alunos de Graduação praticar idiomas estrangeiros, conhecer novas culturas e entrar em contato com estudantes de universidades de todo o mundo. Mais informações pelo e-mail ifriends@usp.br .