Alunos de escolas públicas podem receber bônus no Vestibular

O Programa de Avaliação Seriada (Pasusp) é voltado aos alunos que estão cursando o segundo ou terceiro ano do ensino médio em escolas públicas e que também tenham cursado integralmente o ensino fundamental em instituições públicas brasileiras.

03/07/2015 - Publicado há 9 anos

A Pró-Reitoria de Graduação estabeleceu as normas para os candidatos interessados em se inscrever no Programa de Avaliação Seriada (Pasusp), voltado aos alunos que estão cursando o segundo ou terceiro ano do ensino médio em escolas públicas e que também tenham cursado integralmente o ensino fundamental em instituições públicas brasileiras.

O Pasusp é uma das ações que compõem o Programa de Inclusão Social da Universidade de São Paulo (Inclusp).

Os alunos que cursaram integralmente o ensino fundamental e os primeiro e segundo anos do ensino médio em escolas públicas, e que ainda estejam cursando, em 2015, o terceiro ano do ensino médio em escolas públicas, receberão bônus de 15%. Haverá um bônus adicional de até 5% para aqueles que tenham participado do Pasusp em 2014, de acordo com o desempenho na prova da primeira fase do Vestibular.

Para aqueles que cursaram integralmente o ensino fundamental e o primeiro ano do ensino médio em escolas públicas e que estejam cursando, em 2015, o segundo ano do ensino médio em escolas públicas, o bônus será de 5%.

Dentro do Inclusp, também são oferecidos bônus de 12% a alunos que cursaram ou estejam cursando o ensino médio em escolas públicas, e bônus de 5% para candidatos que se declararem pretos, pardos e indígenas, que cursaram ensino fundamental na rede pública e tenham cursado ou estejam cursando, integralmente, o ensino médio em escola pública.

Os bônus incidirão sobre a nota da primeira fase e a nota final do Vestibular Fuvest 2016.

Os interessados deverão realizar sua inscrição para o Vestibular, no período de 21 de agosto a 9 de setembro. No ato da inscrição, o candidato deverá declarar que cursou o ensino fundamental em escolas públicas; declarar que cursou, até o momento ou integralmente, todo o ensino médio em escolas públicas; manifestar opção pelo Inclusp; e confirmar o ano previsto de conclusão do ensino médio.

Os documentos exigidos para a inscrição no Vestibular são o documento de identidade e o CPF.

Isenção da taxa

Estão abertas, até o dia 10 de agosto as inscrições, para os interessados em participar do programa de isenção total ou parcial da taxa de inscrição para o Vestibular, voltado aos candidatos que comprovem insuficiência de recursos financeiros para esse pagamento.

O processo de seleção será conduzido pela Superintendência de Assistência Social (SAS) da Universidade. As inscrições deverão ser feitas pelo site da Fuvest, com o preenchimento de formulário específico, ao qual deverão ser anexadas cópias dos comprovantes da situação socioeconômica do candidato.

A SAS disponibiliza, até o dia 9 de agosto, o e-mail isentos@usp.br para receber e esclarecer dúvidas.

Enem

No último dia 23 de junho, foi aprovada a adesão da USP ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como nova forma de ingresso aos cursos de graduação. Do total de 11.057 vagas oferecidas no próximo concurso Vestibular, neste ano, 1.489 serão destinadas ao Sisu e 9.568 vagas continuarão a ser selecionadas pela Fuvest.

O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A participação da USP no Sisu terá caráter experimental. Das 1.489 vagas destinadas ao Sisu, 413 vagas são na área de ciências exatas e tecnologia, 348 na área de ciências biológicas e 728 em humanidades.

A Pró-Reitoria de Graduação definirá a forma de compatibilização dos resultados de candidatos que se inscreverem nos dois processos – Sisu e Fuvest.