Agência USP de Inovação organiza semana sobre propriedade intelectual

18/04/2007 - Publicado há 17 anos

A Agência USP de Inovação promoverá a "I Semana USP da Propriedade Intelectual", entre os dias 23 e 27 de abril, em todos os campi da Universidade de São Paulo. O objetivo do evento é disseminar a cultura de propriedade intelectual na Universidade, sensibilizar a comunidade USP sobre a importância da proteção às criações e incentivar a proteção dos resultados de pesquisa desenvolvidos nos campi. E, dessa forma, com o incentivo e proteção ao conhecimento assegurados, criar possibilidades de transferência destes resultados à sociedade, fomentando, a partir disso, a inovação.

A Agência USP de Inovação, órgão ligado ao Gabinete da Reitora, tem a finalidade de estabelecer estratégias de relacionamento entre a USP, os poderes públicos e a sociedade, para oferecer suporte à criação, ao intercâmbio, à evolução e às publicações de novas idéias em produtos e serviços, em benefício do desenvolvimento socioeconômico do país.

A "I Semana USP da Propriedade Intelectual" foi idealizada para difundir a importância da proteção ao conhecimento e o favorecimento do crescimento econômico e social do país, através do fomento às pesquisas na Universidade, a exemplo do que ocorre internacionalmente, com o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, celebrado no dia 26 de abril. Este evento foi promulgado pela WIPO, sigla em inglês da Organização Mundial da Propriedade Intelectual.

De acordo com o professor Oswaldo Massambani, diretor da Agência USP de Inovação, a Universidade, durante muito tempo, concentrou-se na formação de pesquisadores e na produção científica e não percebeu que tinha também de promover a criação de laços relacionais para estender à sociedade aquilo que estava sendo produzido dentro do ambiente acadêmico. A criação da Agência de Inovação representa a implantação de uma política favorável de cooperação com a sociedade, voltada para a transferência de conhecimento. Assim, as agências estimulam, de forma estratégica, uma mudança de cultura no sistema.

A programação completa da Semana está disponível no site www.inovacao.usp.br