Agência USP de Inovação abre inscrições para 1a. Olimpíada USP da Inovação

21/07/2008 - Publicado há 16 anos

Até o dia 5 de setembro, estarão abertas as inscrições para a 1a Olimpíada USP da Inovação, competição promovida pela Agência USP de Inovação com o objetivo de estimular a comunidade USP a criar projetos de desenvolvimento de tecnologias e processos inovadores em qualquer setor industrial ou de serviços.

A 1ª Olimpíada USP da Inovação é uma competição cultural dirigida aos graduandos, pós-graduandos, docentes, pesquisadores e funcionários da Universidade.  A participação pode ser individual ou em grupo de até quatro pessoas sendo que apenas um membro da equipe precisa ter vinculo formal com a USP.

A Agência USP de Inovação sugere que as equipes sejam formadas por pessoas de áreas distintas apresentem um plano de produto ou processo, que aprimore um processo ou resolva um problema real, encontrado em uma empresa ou em um setor da economia nacional e que os participantes até antes da inscrição já mantenham contato e até a participação efetiva no projeto de uma empresa.

A competição enfocará sete áreas de aplicação: saúde, biotecnologia, agronegócio, tecnologias sociais e ambientais, tecnologia da informação e da comunicação, tecnologias e processos industriais e tecnologias e produtos domésticos.

Segundo o professor José Antonio Lerosa Siqueira, diretor de Empreendedorismo da Agência USP de Inovação, a Olimpíada vem para estimular a comunicação, a integração e a competitividade através da criatividade dos alunos. "Ganha aquele que gerar melhor pesquisa com potencial de transferência para o mercado. É muito mais fácil do que parece, basta trabalhar de forma criativa seu projeto de pesquisa e inscrever-se".

Siqueira ainda explica que a competição será entre planos de produto, sem os capítulos que tratam dos aspectos econômicos e de marketing característicos dos tradicionais planos de negócio. Segundo ele, este é o grande diferencial em relação a outras competições similares, já que foca na técnica e não exige dos participantes conhecimentos profundos de administração e economia.

A 1ª Olimpíada USP de Inovação distribuirá um Chevrolet Prisma ao primeiro colocado geral e um total de R$ 56.000,00 em prêmios, sendo que os três melhores planos de cada uma das sete áreas de aplicação serão premiados, no dia 18 de novembro, com R$ 5 mil, R$ 2 mil e R$ 1 mil, respectivamente. Serão levados em conta na seleção critérios como grau de inovação, utilidade e consistência.

Os primeiros 200 participantes inscritos ganharão inscrições gratuitas em um dos cursos do Centro Minerva de Empreendedorismo – CME.

Mais informações sobre a 1ª Olimpíada de Inovação podem ser obtidas no endereço www.inovacao.usp.br

(release divulgado por Alexandre Venturini Lima)