16ª Semana de Recepção aos Calouros marca início do ano letivo na USP

Na próxima semana, entre os dias 17 a 22 de fevereiro, acontece a 16ª Semana de Recepção aos Calouros da USP, com o tema “Todos nós juntos porque unidos fazemos a diferença”.

14/02/2014 - Publicado há 10 anos     Atualizado: 23/04/2018 as 15:16

Na próxima semana, entre os dias 17 a 22 de fevereiro, acontece a 16ª Semana de Recepção aos Calouros da USP, que marca o início do ano letivo na Universidade, cujo tema deste ano é “Todos nós juntos porque unidos fazemos a diferença”.

No ano em que a USP completou 80 anos de fundação, em 25 de janeiro, a campanha de Recepção, produzida por alunos da disciplina Arte Publicitária do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes (ECA), traz o tema da união, mostrando a importância de professores, pais, funcionários, alunos veteranos e calouros se unirem para fazer com que o início da vida universitária dos calouros seja um momento único de união, alegria e integração.

Esta Semana, institucionalizada na Universidade em 1998, pela Portaria GR nº 3.143, é organizada pelas Comissões de Graduação das Unidades, por seus Centros Acadêmicos e Atléticas e acontece em todos os campi da USP, com o objetivo de promover a integração entre os novos alunos e os veteranos, transmitir os valores cultivados pela Universidade: humanismo, excelência, universalismo e solidariedade.

Atividades

Nesse período, as aulas regulares são substituídas por gincanas, oficinas, palestras, bate-papos com egressos, campanhas educativas e ações sociais como cadastro para doação de medula óssea, campanha para doação de sangue e arrecadação de donativos para instituições carentes. Muitas Unidades também incluem na programação atividades envolvendo os pais dos alunos. Para incentivar e reconhecer o esforço das Unidades, a Pró-Reitoria de Graduação premia anualmente a melhor Semana de Recepção. A Unidade vencedora recebe, por um ano, a escultura da artista plástica Carmela Gross, que simboliza as etapas do estudante na USP. O Centro Acadêmico recebe um computador e uma impressora. No ano passado, a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) foi a ganhadora, e o Instituto Oceanográfico (IO) e a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) receberam as Menções Honrosas.

A Comissão de Integração da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), preparou um modelo de acolhimento aos ingressantes contemplando uma semana de atividades variadas, que tem início já neste domingo, dia 16 de fevereiro, e vai até o dia 21, com almoço, apresentação musical, entrega de donativos às entidades assistenciais e passeio pelos pontos turísticos de Piracicaba, onde está instalada a Unidade.

No campus da USP em Ribeirão Preto, um dos destaques na Faculdade de Medicina (FMRP) é uma visita monitorada aos laboratórios e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFMRP), já na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP), serão realizadas iniciativas sociais e promoção da campanha educativa “Ação dos Calouros da FORP na Sociedade”, com arrecadação de alimentos na Vila Tibério e entrega de cesta básica ao Hospital de Retaguarda Francisco de Assis, além de uma gincana entre calouros e padrinhos.

No Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), no campus de São Carlos, haverá sarau palestras sobre a vida acadêmica na USP e atividades para os pais também, como a palestra “Superando o conflito das gerações X e Y”.

Na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), na Cidade Universitária, haverá apresentação de coral, palestra sobre o mercado de trabalho do profissional de medicina veterinária em diversas áreas, como na indústria farmacêutica e no setor de produção, por exemplo, e plantio de árvore.

Ainda na Cidade Universitária, a Tenda Cultural Ortega y Gasset apresentará uma programação especial na Semana de Recepção aos Calouros com exibição de filmes, palestras e debates. Clique aqui para verificar o cronograma de atividades.

Acesse aqui para ver o site das Unidades de Ensino e Pesquisa e conferir a programação da 16ª Semana de Recepção aos Calouros, que será realizada entre os dias 17 a 21 de fevereiro.

Parceria com a PUSP-C

Além dos postais, do tradicional Manual do Calouro e de outros materiais preparados pela Pró-Reitoria de Graduação, os novos alunos da USP receberão pela primeira vez folhetos elaborados pela Prefeitura do Campus USP da Capital (PUSPC). Trazendo informações sobre transporte,  localização das Unidades e restaurantes na Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira” (Cuaso), bem como sobre ações relacionadas à conservação da Cidade (prevenção à Dengue, cuidados com os resíduos, cuidados com os animais e com as árvores), a iniciativa marca uma parceria até então inédita entre a Pró-Reitoria de Graduação e a PUSP-C.

Também pela primeira vez, será oferecido aos novos alunos o BUSP Calouro, permitindo o uso gratuito das linhas circulares 8012 e 8022, que ligam a CUASO à estação Butantã do Metrô. Válido até 30 de abril de 2014, o BUSP Calouro será substituído conforme cada ingressante receba seu BUSP definitivo, garantindo assim que desde o início das aulas os novos alunos tenham acesso facilitado à Cidade Universitária.