10º Encontro de Gestão de Secretariado acontece nos dias 12 e 13 de dezembro

O 10º Encontro de Gestão de Secretariado (Gesec) da USP será realizado entre os dias 12 e 13 de dezembro e discutirá a participação desse profissional na implantação das políticas, programas e diretrizes da Universidade.

10/12/2013 - Publicado há 10 anos

O encontro desse ano discutirá o tema “Secretariado na implantação das políticas, programas e diretrizes da USP”.

Começa nessa quinta-feira, dia 12 de dezembro, o 10º Encontro de Gestão de Secretariado (Gesec) da USP. O encontro tem o objetivo de reunir os servidores que atuam na área de secretariado na Universidade para trocar experiências, discutir os desafios comuns e promover a união em torno da criação de planos de trabalho que permitam a solução para problemas coletivos.

Organizado pelos próprios profissionais da área, com o apoio da Vice-Reitoria Executiva de Administração (VREA), o encontro desse ano discutirá a participação do profissional de secretariado na implantação das políticas, programas e diretrizes da USP.

Além de palestras sobre a Lei de Acesso à Informação, desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, comunicação humana e sustentabilidade, o diretor da Escola Técnica e de Gestão da USP, Guilherme Ary Plonski, apresentará a proposta da Escola, e o vice-reitor Executivo de Relações Internacionais, Aluisio Augusto Cotrim Segurado, discursará sobre o programa de internacionalização da USP e o Sistema Mundus.

Realizado pela primeira vez em 2004, em Pirassununga, o Encontro de Gestão de Secretariado teve a participação de aproximadamente 100 participantes. De acordo com Maria de Lourdes Bianchi Avila, idealizadora do encontro e membro da Comissão Organizadora, “na época, faltava integração na área de secretariado e a ideia foi organizar um encontro que reunisse esses profissionais para permitir a troca de experiências e melhorar o trabalho desenvolvido, discutindo questões como qualidade do atendimento ao público, ética, etiqueta, etc. O profissional de secretariado é o cartão de visitas da Universidade”.

De lá para cá o evento se consolidou e o número de participantes cresceu. Em 2013, serão 359 participantes. “Hoje, as pessoas estão mais maduras e já se conscientizaram da importância de seu trabalho, se sentem mais valorizadas. Agora, temos de dar continuidade aos trabalhos, com cursos de aperfeiçoamento e eventos que promovam a reciclagem desses profissionais”, explicou Maria de Lourdes.