USP firma parceria com Unesp e Unifesp para compartilhar equipamentos de pesquisa

Plataforma foi criada para agregar os equipamentos e, assim, estimular o compartilhamento de instrumentos de alto custo entre os diferentes laboratórios

05/11/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 09/11/2020 as 14:24
Equipamentos como espectrômetros de massa, sequenciadores de DNA, microscópios de força atômica, citômetros de fluxo e muitos outros podem ser compartilhados entre pesquisadores de diferentes instituições – Foto: 123RF

A plataforma de equipamentos de uso compartilhado da USP, a USP Multi, vai agregar o catálogo da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A iniciativa torna acessível para todos os pesquisadores a relação de instrumentos de pesquisa disponíveis para compartilhamento. Na mesma plataforma, também é possível agendar e fazer o pagamento pelo uso da infraestrutura.

Com isso, equipamentos como espectrômetros de massa, sequenciadores de DNA, microscópios de força atômica, citômetros de fluxo e muitos outros podem ser compartilhados entre pesquisadores de diferentes instituições.

“O compartilhamento de equipamentos é uma boa política científica que racionaliza custos, integra pesquisadores da mesma ou de diferentes áreas de pesquisa, dá mais oportunidades a todos e contribui para uma ciência aberta, mais integrada com a sociedade”, afirma o pró-reitor de Pesquisa da USP, Sylvio Roberto Accioly Canuto.

A plataforma foi criada em dezembro de 2018 com a proposta inicial de agregar os equipamentos multiusuários da USP e, assim, estimular o compartilhamento de instrumentos de alto custo entre os diferentes laboratórios.

“Além do catálogo, concentramos todos os processos de busca, agendamento de uso e a gestão das centrais. Estabelecemos parceria com a Unesp e a Unifesp, mas o objetivo é que outras universidades que tenham interesse possam aderir também”, diz a assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, Débora Fior Chadi.

A assessora destaca que a opção por uma plataforma única visa ainda a desonerar burocraticamente o pesquisador responsável pelo equipamento. “Fechamos uma parceria com a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp) para fazer a gestão dos pagamentos, que poderão ser revertidos na manutenção dos próprios equipamentos. Como se trata de uma quantidade grande de centrais e de equipamentos, conseguimos a redução na taxa de administração cobrada pela Fusp de 10% para 5%, assim como a isenção das taxas institucionais.”

Outro ponto importante está no processo de gestão estratégica pela Pró-Reitoria. “É possível escolher e direcionar investimentos em equipamentos que têm grande demanda. Também será possível contratar a manutenção dos equipamentos de forma conjunta e conseguir descontos em escala, devido ao volume de equipamentos que temos”, destaca.

A integração dos instrumentos de pesquisa da Unesp e da Unifesp à plataforma da USP foi marcada com a realização de uma cerimônia on-line, no dia 5 de novembro.

Além do pró-reitor da USP, também participaram do evento o pró-reitor de Pesquisa da Unesp, Carlos Frederico de Oliveira Graeff; o coordenador-adjunto do Programa de Equipamentos Multiusuários da Fapesp, Watson Loh; o secretário de Políticas Públicas para a Formação e Ações Estratégicas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcelo Marcos Morales; e a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp, Lia Rita Azeredo Bittencourt. A mediação do encontro digital foi da jornalista da TV Unesp, Mayra Ferreira.

Assista, a seguir, à integra da cerimônia.

(Com informações da Agência Fapesp e da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp)