Novos dirigentes do ICB tomam posse no dia 30 de agosto

Luís Carlos de Souza Ferreira e João Gustavo Pessini Amarante Mendes tomam posse como diretor e vice-diretor, respectivamente

Os novos dirigentes do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), Luís Carlos de Souza Ferreira e João Gustavo Pessini Amarante Mendes, tomam posse como diretor e vice-diretor, respectivamente, no dia 30 de agosto, às 16h.

O novo diretor, Luís Carlos de Souza Ferreira, é professor titular do Departamento de Microbiologia (Foto: Marcos Santos / USP Imagens)

Luis Carlos de Souza Ferreira possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde concluiu também o mestrado e o doutorado. Sua linha de pesquisa inclui as áreas de Microbiologia, Genética Molecular e de Microrganismos, Imunologia e desenvolvimento de vacinas.

Trabalha em pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de diferentes estratégias vacinais, – dentre elas, destacam-se as pesquisas de vacinas voltadas para o controle de diarreias causadas por bactérias entéricas, dengue, cárie dental e tumores induzidos por vírus papiloma.

É responsável pelo Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas do Departamento de Microbiologia do ICB e coordena o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Vacinas da USP. Ferreira assume a Diretoria do Instituto após ter sido vice-diretor (2013-2017) e chefe do Departamento de Microbiologia (2005-2007).

O novo vice-diretor do ICB, João Gustavo Pessini Amarante Mendes, é professor do Departamento de Imunologia. Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade de Santo Amaro, doutorado e livre-docência em Imunologia pela USP.

Atua nas áreas de Imunologia, Biologia Celular e Oncologia Experimental, principalmente nos seguintes temas: morte celular, apoptose, sinalização, imunorregulação, oncogenes e leucemia mieloide crônica. É o presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia.

A cerimônia de posse será realizada na Sala do Conselho Universitário, localizada na Rua da Reitoria, 374, térreo, Cidade Universitária, em São Paulo.