Nova diretora do Instituto de Relações Internacionais toma posse no dia 3/5

Na cerimônia também será empossado o novo vice-diretor da unidade, Moacyr Martucci Junior

No próximo dia 3 de maio (quinta-feira), a partir das 10h, será promovida a cerimônia de posse da nova diretora e do novo vice-diretor do Instituto de Relações Internacionais (IRI), Janina Onuki e Moacyr Martucci Junior. O evento será realizado na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria (Rua da Reitoria, 374, Cidade Universitária, em São Paulo).

Janina Onuki possui graduação em Ciências Sociais, fez Mestrado e Doutorado em Ciência Política pela USP e pós-doutorado na Universidade Estadual da Carolina do Norte. É professora titular do IRI e coordenadora da área de pesquisa de Relações Internacionais da Associação Latino-Americana de Ciência Política e da Área Temática Política Internacional da Associação Brasileira de Ciência Política.

É também membro do Conselho do Comitê Internacional de Pesquisa em Política Econômica da Associação Internacional de Estudos em Política Internacional, pesquisadora do Centro de Estudos das Negociações Internacionais e coordenadora do Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais, ambos ligados à USP.

Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em análise de política externa, atuando principalmente com os temas regimes internacionais, integração regional e opinião pública. 

Moacyr Martucci Junior é graduado em Engenharia Elétrica e em Física pela USP. Fez Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica. É professor titular da Universidade  e coordenador do Instituto de Estudos Brasil Europa da USP, órgão criado em 2010 e que articula parcerias entre universidades brasileiras e europeias para o desenvolvimento de atividades de ensino e de pesquisa.

Tem experiência na área de engenharia elétrica, com ênfase em automação eletrônica de processos elétricos e industriais, nas áreas de  sistemas abertos, sistemas de automação, sistemas distribuídos, internet do futuro, sistemas móveis, arquitetura distribuída, automação bancária, engenharia de computação, internet das coisas e suas aplicações em cidades sustentáveis e agronegócios e tecnologia 5G.

O Instituto

Criado em 2004, o IRI é uma das mais novas Unidades de Ensino e Pesquisa da USP. Oferece Bacharelado, Mestrado e Doutorado em Relações Internacionais, um programa de pós-doutorado e um programa de pesquisadores internacionais, que tem por objetivo receber acadêmicos do exterior por período de tempo limitado.

Possui mais de 440 alunos, 16 docentes e 29 servidores técnicos e administrativos.

O IRI sedia, ainda, o Grupo de Acompanhamento da Conjuntura Internacional (GACint), seminário permanente, com periodicidade quinzenal, reunindo acadêmicos, empresários, dirigentes de organizações da sociedade civil, diplomatas, militares e outros funcionários governamentais graduados.

Textos relacionados