Museu Paulista participa de exposição no Palácio dos Bandeirantes

A exposição “Arte e História nas coleções públicas paulistas” reúne obras dos três acervos mais antigos do Estado

15/08/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 22/08/2018 as 12:11
A exposição “Arte e História nas Coleções Públicas Paulistas” está no Hall Nobre do Palácio dos Bandeirantes – Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

Obras do Museu Paulista da USP – mais conhecido como Museu do Ipiranga –, da Pinacoteca do Estado e do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo estão reunidas na exposição Arte e História nas coleções públicas paulistas, instalada no Hall Nobre do Palácio dos Bandeirantes.

“Participar dessa exposição é uma grande oportunidade para o Museu Paulista apresentar um pouco de seu trabalho de pesquisa e difusão de conhecimento, como museu universitário, além de demonstrar que o Museu continua ativo durante a reforma. Essa é uma pequena parte do acervo desse Museu, que não é só da Universidade, mas é de todos os paulistas, de todos os brasileiros”, afirmou o reitor Vahan Agopyan.

A abertura da exposição aconteceu ontem, dia 14 de agosto, e contou com a presença do secretário da Cultura do Estado de São Paulo, Romildo Campello; do secretário-chefe da Casa Civil, Maurício Juvenal; da diretora do Museu Paulista, Solange Ferraz de Lima; do diretor-geral da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Jochen Volz; da curadora do Acervo dos Palácios, Ana Cristina Carvalho; além de vários dirigentes da USP e representantes de entidades ligadas à cultura.

Com a curadoria do professor do Museu Paulista, Paulo César Garcez Marins, e de Ana Cristina Carvalho, a mostra apresenta um pouco das três coleções mais antigas do Estado de São Paulo e é organizada de maneira a abordar a história econômica paulista, os bandeirantes e aspectos de sua cultura material – como roupa e moradias -, as paisagens históricas, a força da cafeicultura e a representação da metrópole paulistana na arte.

Há telas de grandes dimensões, encomendadas inicialmente para a decoração de edifícios públicos e que buscavam exaltar visualmente os temas apresentados, além de contrapontos interessantes como as representações de Henrique Bernardelli dos bandeirantes. Também estão na mostra pinturas de Portinari e desenhos de Max Hollander retratando o modo de vida desses personagens.

Outro eixo da exposição permite apreciar diversas paisagens paulistas, seja nas pinturas litorâneas de Benedito Calixto, nas representações das fazendas de café de Antonio Ferrigno ou na metrópole imaginada por Gregório Gruber.

A exposição Arte e História nas coleções públicas paulistas está aberta de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, até o dia 20 de janeiro de 2019. O Palácio dos Bandeirantes está localizado na Avenida Morumbi, 4.500, Portão 2, em São Paulo. A entrada é gratuita.

[cycloneslider id=”exposicao-arte-historia”]