Ex-presidente da Costa Rica é a nova titular da Cátedra José Bonifácio

Laura Chinchilla tomará posse no dia 16 de abril e substituirá a embaixadora Beatriz Paredes

10/04/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 18/12/2018 as 14:05
Laura Chinchilla será a sexta titular da Cátedra, criada em 2013 – Foto: Divulgação

A ex-presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla, tomará posse como nova titular da Cátedra José Bonifácio, no próximo dia 16 de abril (segunda-feira), às 10h, em cerimônia que será realizada no Auditório Prof. István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (Rua da Biblioteca s/nº, na Cidade Universitária, em São Paulo).

O evento também marcará a despedida da embaixadora do México no Brasil, Beatriz Paredes, que conduziu os trabalhos da Cátedra em 2017. Na ocasião, será lançado o livro O Mundo Indígena na América Latina: Olhares e Perspectivas, obra coletiva coordenada por Beatriz e publicada pela Edusp sobre os resultados das pesquisas realizadas durante aquele ano.

A nova catedrática obteve sua licenciatura em Ciência Política pela Universidade da Costa Rica, em 1982, e foi a primeira mulher a ascender à Presidência naquele país.

Em seus quatro anos à frente do governo da Costa Rica, entre 2010 e 2014, suas principais conquistas foram centradas na redução da criminalidade, na melhoria da segurança pública, no controle da inflação (abaixo de 5%) e no estabelecimento de saúde pública. Depois de deixar o cargo, em 2014, tornou-se presidente da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) em Havana.

Antes disso, durante o segundo mandato presidencial de Oscar Arias (2006-2010), Prêmio Nobel da Paz em 1987, Laura foi vice-presidente e secretária de Justiça.

A Cátedra

Criada em 2013, a Cátedra José Bonifácio é uma iniciativa do Centro Ibero-Americano (Ciba), núcleo ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e ao Instituto de Relações Internacionais (IRI), que convida uma personalidade do mundo ibero-americano para ministrar atividades acadêmicas na Universidade durante um ano letivo.

Os convidados desenvolvem pesquisa na Universidade, na temática referente à sua especialidade. Além disso, são realizadas conferências abertas à comunidade e, até mesmo, específicas para docentes e discentes.

Laura será a sexta ocupante da Cátedra, que já teve como titulares o ex-presidente do Chile, Ricardo Lagos (2013); o secretário-geral da Secretaria-Geral Ibero-Americana, Enrique Iglesias (2014); a escritora Nélida Piñon (2015); o ex-primeiro-ministro da Espanha, Felipe González Márquez (2016); e a embaixadora do México no Brasil, Beatriz Paredes (2017).