Evolução humana é o tema da próxima edição do USP Talks

Como a seleção natural atuou no desenvolvimento de nossa espécie? Há espaço para a religião nessa história?

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Os professores Walter Neves, coordenador do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos, e Nelio Bizzo, coordenador científico do Núcleo de Pesquisa em Educação, Divulgação e Epistemologia da Evolução (EDEVO-Darwin), ambos da USP, são os convidados do próximo programa USP Talks, que será realizado no dia 28 de junho e terá como tema a evolução humana.

Como o Homo sapiens, com seu cérebro avantajado, se distinguiu dos primatas e se espalhou pelo planeta? Como a seleção natural atuou no desenvolvimento da nossa espécie? Quais foram os processos que moldaram a evolução da espécie humana ao longo dos últimos 6 milhões de anos — desde que divergimos de um ancestral comum com os chimpanzés — e o que isso nos diz sobre o nosso papel na natureza e o nosso comportamento como espécie? Há lugar para Deus nessa história? Essas são algumas das questões que serão abordadas no debate.

O evento será realizado das 18h30 às 19h30, no auditório da Faculdade Cásper Líbero (Av. Paulista, 900). A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição. Para quem não puder comparecer, haverá transmissão ao vivo pelo canal USP Talks, no YouTube.

O USP Talks é uma iniciativa da USP, em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo, que tem como objetivo promover um debate qualificado com a sociedade sobre temas importantes do noticiário nacional.

Esta será a 12ª edição do programa, que já debateu questões como depressão, zika e microcefalia, raízes da corrupção no Brasil, mitos e realidades da cura do câncer, violência contra a mulher, as origens da vida e do Universo, a relação entre tecnologia e transparência, a reforma do ensino médio, os impactos e efeitos das mudanças climáticas, a regulamentação do uso terapêutico da maconha e de seus derivados e aborto.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail