Embaixador da Turquia no Brasil visita a Universidade

Na ocasião, foi discutida a possibilidade de realização de projetos envolvendo instituições dos dois países

Atualmente, a USP mantém convênio acadêmico com 11 instituições de ensino superior da Turquia, dentre elas, a Ankara Üniversitesi e a Istambul Technical University

O embaixador da República da Turquia no Brasil, Ali Kaya Savut, visitou a Reitoria na tarde do dia 1º de junho, quando foi recebido pelo reitor Marco Antonio Zago e pelo diretor-adjunto da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Moacyr Ayres Novaes Filho.

“As relações entre a USP e as instituições turcas, embora tenham se fortalecido nos últimos anos, ainda são bem limitadas”, afirmou o reitor Marco Antonio Zago.

Em vista disso, um dos assuntos discutidos na visita foi a possibilidade de realização de projetos envolvendo a USP e instituições da Turquia. O embaixador Ali Kaya Savut explicou que “o aprofundamento das relações acadêmicas entre o Brasil e a Turquia é um tópico de grande interesse da Embaixada”.

Também participaram da reunião o diretor e o vice-diretor do Instituto de Relações Internacionais (IRI), Pedro Bohomeletz de Abreu Dallari e Amâncio Jorge Silva Nunes de Oliveira, respectivamente. Acompanhando o embaixador, estavam o novo cônsul-geral da Turquia em São Paulo, Serkan Gedik – que já havia visitado a Reitoria no dia 16 de maio; a vice-cônsul Ayşenur Akdeniz; o assessor do Consulado, Ancelmo Andrello; e o professor da Ankara Üniversitesi, Mehmet Necati Kutlu.

(Foto: Erika Yamamoto)