Eleição para reitor e vice-reitor da USP será no dia 30 de outubro

17/08/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 09/10/2017 as 15:51

A eleição para composição da lista tríplice de chapas para a escolha do novo reitor e do vice-reitor da USP será realizada no dia 30 de outubro, das 9h às 18h. A resolução foi publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 17 de agosto.

A Assembleia Universitária elegerá, em sistema de turno único, as chapas dentre as quais  sairão os principais dirigentes da Universidade para o período de 2018-2022. Fazem parte dessa Assembleia os membros do Conselho Universitário, dos Conselhos Centrais, das Congregações das Unidades e dos Conselhos Deliberativos dos Museus e dos Institutos Especializados.

O reitor e o vice-reitor, professores titulares da USP, serão nomeados pelo governador do Estado a partir da lista tríplice de chapas que resultará dessa eleição.

Uma das novidades deste processo eleitoral é que a votação e a apuração dos votos serão realizadas por meio de sistema eletrônico, sob a coordenação da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade e da Secretaria Geral.

Inscrição das chapas

A inscrição das chapas dos candidatos a reitor e vice-reitor deverá ser realizada entre os dias 15 e 22 de setembro, acompanhada de programa de gestão a ser implementado, súmula biográfica destacando os aspectos relevantes para o cargo e declaração de desincompatibilização do cargo.

A Comissão Eleitoral divulgará, no dia 25 de setembro, às 17h, no site da Secretaria Geral, a lista das chapas que tiverem seus pedidos de inscrição deferidos. Os candidatos deverão se desincompatibilizar de funções de chefia ou direção exercidas a partir da data da respectiva inscrição.

Está prevista a promoção de três debates públicos entre os candidatos, no período de 2 e 20 de outubro, que serão coordenados pela Comissão Eleitoral, sendo pelo menos um no campus de São Paulo e dois nos campi do interior.

Consulta à comunidade

A consulta à comunidade universitária sobre a escolha de reitor e vice-reitor será realizada eletronicamente no dia 23 de outubro, das 9h às 18h.

Poderão participar docentes e funcionários da ativa e todos os estudantes de Graduação e de Pós-Graduação regularmente matriculados na Universidade. A consulta terá caráter indicativo à Assembleia Universitária, a quem cabe a eleição dos dirigentes, e será estratificada segundo as categorias funcionais da Universidade, apurando-se em separado os votos.

Cada eleitor poderá votar em uma das chapas inscritas no processo eleitoral. Caso não escolha nenhuma chapa, a opção será considerada em branco.

O resultado da consulta em cada uma das categorias será divulgado no mesmo dia, 23 de outubro.