Edusp é agraciada em cinco categorias do Prêmio Jabuti 2017

Além dos livros publicados pela Edusp, a USP também foi agraciada com diversas obras de autoria de pesquisadores da Universidade

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn215Print this pageEmail
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou hoje, dia 31 de outubro, a lista dos vencedores da 59ª edição do Prêmio Jabuti, a mais importante premiação do mercado editorial brasileiro. Quatro livros da Editora da USP (Edusp) foram contemplados.

O Manual de Editoração e Estilo, de Plinio Martins Filho, coedição da Edusp coma Editora da Universidade Estadual de Campinas e a Editora da Universidade Federal de Minas Gerais, foi o primeiro colocado na categoria Comunicação; e o livro História da Teoria da Arquitetura, de Hanno-Walter Kruft, venceu na categoria Capa (Casa Rex) e ficou em segundo lugar na categoria Projeto Gráfico (Gustavo Piqueira).

Também ficou na segunda colocação o livro O Adolescente e a Internet: Laços e Embaraços no Mundo Virtual, de Cláudia Prioste, na categoria Psicologia, Psicanálise e Comportamento. Já Executivos Negros: Racismo e Diversidade no Mundo Empresarial, de Pedro Jaime, conquistou o terceiro lugar na categoria Economia, Administração, Negócios, Turismo, Hotelaria e Lazer.

Os vencedores foram escolhidos entre mais de 2.346 obras inscritas, por um júri de especialistas indicado pelo mercado editorial e validado pelo Conselho Curador do Prêmio.

Outros sete livros da Edusp foram finalistas na premiação deste ano: Abelhas sem Ferrão do Brasil, de Marilda Cortopassi Laurino e Paulo Nogueira Neto (categoria Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática); Rei do Livro: Francisco Alves na História do Livro e da Leitura no Brasil, organizado por Aníbal Bragança (Comunicação); História da Alfabetização no Brasil, de Maria Luiza Marcílio (Educação e Pedagogia); Graciliano Ramos e a Cultura Política, de Thiago Mio Salla; Murilo Rubião e as Arquiteturas do Fantástico, de Ricardo Iannace; O Simbolismo: Uma Revolução Poética, de Álvaro Cardoso Gomes (Teoria e Crítica Literária); e Sinuca de Malandro: Ficção e Autobiografia em João Antonio, de Bruno Zeni (estas quatro obras na categoria Teoria e Crítica Literária).

O Prêmio Jabuti é o mais tradicional prêmio do livro no Brasil, concedido pela CBL desde 1958. Anualmente, mais de dois mil livros são avaliados por especialistas da área editorial, de literatura e das áreas científicas. Os três livros que receberam a maior pontuação dos jurados em cada uma das 29 categorias do Prêmio são considerados vencedores.

A cerimônia de entrega do prêmio aos primeiros colocados será no dia 30 de novembro, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. Na premiação, também serão revelados os vencedores do Livro do Ano – Ficção e Livro do Ano – Não Ficção, definidos por votação dos profissionais do mercado editorial.

Além dos livros publicados pela Edusp, a USP também foi agraciada com diversas obras de autoria de pesquisadores da Universidade. Conquistaram os primeiros lugares os livros: Caio Prado Júnior: Uma biografia política, de Luiz Bernardo Pericás (FFLCH); A Nervura do Real II, de Marilena Chaui (FFLCH); Nanotecnologia Experimental, de Henrique Eisi Toma (IQ), Delmárcio Gomes da Silva e Ulisses Condomitti; e A Clínica Psicanalítica em Face da Dimensão Sociopolítica do Sofrimento, de Miriam Debieux Rosa (IP).

Medicina Cardiovascular – Reduzindo o impacto das doenças, de Roberto Kalil Filho (FM), Valentin Fuster e Cícero Piva de Albuquerque; e O Mundo Sitiado: A Poesia Brasileira e a Segunda Guerra Mundial, de Murilo Marcondes de Moura (FFLCH) ficaram na segunda colocação. Conquistaram o terceiro lugar os livros Neurofisiologia básica para profissionais da área de saúde, de Márcia Radanovic (FM) e Eliane Mayumi Kato-Narita; e Os Direitos da Mulher e da Cidadã por Olímpia de Gouges, de Dalmo de Abreu Dallari (FD).

Clique aqui e veja a lista completa dos premiados.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn215Print this pageEmail

Textos relacionados