Dez cursos da USP estão entre os 50 melhores do mundo

A avaliação é do ranking britânico QS World University by Subject, divulgado hoje pela organização britânica Quacquarelli Symonds

28/02/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 20/12/2018 as 12:13

.

A USP está entre as melhores universidades do mundo em 41 das 48 áreas específicas avaliadas no QS World University Ranking by Subject, divulgado hoje, dia 28 de fevereiro.

Desse total, dez áreas específicas foram classificadas entre as 50 melhores: Odontologia (15ª posição); Ciências do Esporte (20ª); Arquitetura (28ª); Arte & Design (31ª); Engenharia de Minérios e Minas (33ª); Agricultura e Silvicultura (36ª); Línguas Modernas (42ª); Antropologia (46ª); Ciência Veterinária (47ª); e Direito (50ª).

Em 21 áreas específicas a USP ficou entre a 51ª e a 100ª posição; em oito áreas, entre as 150 melhores; e, em duas áreas, entre as 250 melhores.

As áreas específicas são agrupadas em cinco grandes áreas e a classificação geral da Universidade em todas essas áreas subiu em relação ao ano passado. Em Artes e Humanidades, a USP passou da 114ª posição (em 2017) para a 79ª; em Engenharia e Tecnologia, passou da 177ª para a 142ª posição; em Ciências da Vida e Medicina, foi da 129ª para a 96ª; em Ciências Naturais, da 155ª para a 109ª; e em Ciências Sociais e Administração, passou da 146ª para a 107ª posição.

Publicado desde 2011 pela Quacquarelli Symonds, organização britânica de pesquisa especializada em instituições de ensino superior, o ranking avaliou as universidades de acordo com quatro indicadores (reputação acadêmica, reputação entre empregadores, citações científicas e índice H), adaptados de acordo com área específica. A novidade deste ano foi a inclusão de duas áreas específicas: História Antiga e Biblioteconomia & Ciências da Informação.

A Universidade de Harvard lidera o ranking, com 14 cursos em primeiro lugar, e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, sigla em inglês para Massachusetts Institute of Technology) ocupa a segunda posição, com 12.

Clique aqui para ver o ranking completo.