Conselho Consultivo da USP discute inclusão social e captação de recursos

A instância tem, entre outras, as atribuições de apresentar subsídios para a fixação das diretrizes e da política geral da Universidade

21/06/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 22/06/2017 as 11:38
Esta foi a segunda reunião do Conselho, empossado em fevereiro deste ano (Foto: Adriana Cruz)

No dia 20 de junho, foi realizada a segunda reunião do Conselho Consultivo da USP. No encontro, realizado no prédio da Reitoria, em São Paulo, dois temas foram discutidos: a inclusão social e a diversidade étnica dos alunos da USP e os mecanismos de captação de receitas externas para a Universidade.

O Conselho Consultivo tem, entre outras, as atribuições de apresentar subsídios para a fixação das diretrizes e da política geral da Universidade; opinar sobre assuntos que lhe forem submetidos pelo reitor e pelo Conselho Universitário (Co); e opinar sobre o desempenho da Universidade.

A instância, prevista no Estatuto da Universidade, teve sua composição alterada por deliberação do Co, em sessão realizada em dezembro do ano passado, com a inclusão de representantes do poder público e da comunidade científica. Os novos membros foram empossados no dia 17 de fevereiro.

Além do reitor Marco Antonio Zago e do vice-reitor Vahan Agopyan, integram o Conselho o pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes; o pró-reitor de Pesquisa, José Eduardo Krieger; o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto; a presidente do Conselho de Administração do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Maria Alice Setúbal; o economista José Alexandre Scheikman; o engenheiro Pedro Wongtschowski; o secretário-executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB), Carlos Alves Moura; a ex-ministra de Administração e Reforma do Estado, Cláudia Costin; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), José Goldemberg, e o deputado estadual Adilson Rossi, como representante do Poder Legislativo do Estado de São Paulo.