Conselho Consultivo da USP discute ações de gestão ambiental da Universidade

As perspectivas da Editora da USP (Edusp) também foram pauta da reunião, realizada de forma virtual

13/05/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 31/05/2021 as 18:17
O superintendente de Gestão Ambiental da Universidade, Tércio Ambrizzi – Foto: Reprodução

Foi realizada, no dia 13 de maio, uma reunião virtual do Conselho Consultivo da USP, que tem entre suas atribuições as de apresentar subsídios para a fixação das diretrizes e da política geral da Universidade, opinar sobre assuntos que lhe forem submetidos pelo reitor e pelo Conselho Universitário e opinar sobre o desempenho da Universidade.

O atual conselho, previsto no Estatuto da USP, foi instalado em 2017. É formado por dirigentes da Universidade, representantes da sociedade civil externos à USP, da Assembleia Legislativa e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Além do reitor, Vahan Agopyan, e do vice-reitor, Antonio Carlos Hernandes, integram o conselho o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Junior; o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto; a presidente do Conselho de Administração do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Maria Alice Setúbal; o economista José Alexandre Scheikman; o engenheiro Pedro Wongtschowski; o secretário-executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB), Carlos Alves Moura; a ex-ministra de Administração e Reforma do Estado, Cláudia Costin; o deputado estadual Daniel José; o professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), José de Souza Martins; e o ex-secretário da Educação do Estado de São Paulo, José Renato Nalini.

Sustentabilidade

O reitor Vahan Agopyan deu início ao encontro destacando os esforços envidados pela Universidade para assegurar a continuidade das atividades acadêmicas e administrativas desde o início da pandemia da covid-19. “Na graduação, oferecemos mais de 92% das disciplinas teóricas. A grande maioria dos alunos conseguiu se formar. Na pós-graduação, as defesas de dissertações e teses estão sendo realizadas a distância, o que possibilita a maior participação de docentes de universidades internacionais nessas bancas”, afirmou.

Outro tema abordado pelo reitor foi o lançamento do Fundo Patrimonial da USP. Segundo Agopyan, pessoas físicas e jurídicas poderão fazer doações para ações gerais da Universidade ou para propósitos específicos, como programas de acolhimento e de permanência estudantil e atividades acadêmicas complementares. Trata-se de um projeto de planejamento de longo prazo, cuja “semente vai germinar e, daqui a quinze ou vinte anos, o resultado será bastante significativo”, disse o dirigente.

Em seguida, de acordo com a ordem do dia, foram discutidos os assuntos sugeridos pelos próprios conselheiros. O superintendente de Gestão Ambiental, Tércio Ambrizzi, foi o primeiro a fazer sua apresentação sobre as contribuições da USP para os temas e as políticas relacionadas ao meio ambiente, como o lançamento de editais para a promoção de projetos voltados para a sustentabilidade dos campi da Universidade.

Em abril, a USP foi classificada como a 48ª posição no ranking THE University Impact, que avalia como as universidades do mundo todo estão contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em termos de pesquisa, divulgação e governança.

60 anos da Edusp

O diretor-presidente da Editora da USP (Edusp), Carlos Roberto Ferreira Brandão, falou sobre o potencial e as perspectivas da Editora. Segundo ele, a pandemia impactou o fluxo de trabalho de venda de livros, que, antes voltado para a distribuição de um grande número de obras para as livrarias, passou a ser destinado para os consumidores do comércio eletrônico.

Brandão ressaltou que, dentre os principais projetos da Editora, estão os de incentivar a produção de livros eletrônicos e ampliar a edição de obras didáticas escritas por professores da USP para o ensino de graduação. Em 2022, a Edusp completará 60 anos de fundação e está prevista uma série de ações alusivas à data, dentre elas, o lançamento de um catálogo, impresso e ilustrado, com as obras da Edusp de 1962 a 2022.

Ao final da reunião, os conselheiros receberam um documento elaborado pela Pró-Reitoria de Pesquisa com os destaques da USP em pesquisas sobre covid-19.

Também participaram do encontro a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado; o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat; o secretário-geral da Universidade, Pedro Vitoriano de Oliveira; e o superintendente de Relações Institucionais e procurador geral, Ignácio Maria Poveda Velasco.