Colaboração e desenvolvimento são temas da Escola de Diplomacia de Inovação e Ciência

Em 2021, a InnScidSP é organizada em parceria com a Academia Mundial de Ciências (TWAS)

 10/08/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 13/08/2021 as 18:50
Por
Foto: Reprodução

 

Em sua terceira edição, a Escola São Paulo de Ciência Avançada em Diplomacia Científica e Diplomacia da Inovação (São Paulo School of Advanced Science in Science Diplomacy and Innovation Diplomacy – InnScidSP) deste ano é organizada em parceria com a Academia Mundial de Ciências (TWAS). O evento acontece entre os dias 4 e 13 de agosto, em formato virtual.

Promovida pelo Instituto de Relações Internacionais (IRI), em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA) e com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Escola reúne especialistas brasileiros e estrangeiros para discutir como a diplomacia científica influencia no desenvolvimento e na inovação de um país, em diversas áreas da tecnologia.

“Durante a pandemia, ficou clara a importância da internacionalização para unir esforços com o objetivo de encontrar soluções contra a covid-19 e dar respostas rápidas às demandas da sociedade. O espírito competitivo se transformou em um esforço colaborativo. A colaboração tornou-se fundamental para promover uma agenda científica comum”, ressaltou o reitor Vahan Agopyan, na abertura da segunda semana de atividades, realizada no dia 9 de agosto.

Para o diretor do Parceiro Regional da TWAS para a América Latina e Caribe (Lacrep-TWAS), Virgílio de Almeida, “essa iniciativa tem sido um sucesso, com participantes de todo o mundo. Creio que uma de nossas principais contribuições será ajudar a trazer a discussão também para jovens cientistas”.

A cerimônia de abertura contou com a participação do diretor-científico da Fapesp, Luiz Eugênio Mello; da diretora do IRI, Janina Onuki; do diretor do IEA, Guilherme Ary Plonski; e dos coordenadores da InnScidSP, o professor do IRI e vice-diretor do Museu Paulista, Amâncio Jorge Silva Nunes de Oliveira, e o chefe da Divisão de Ciência e Tecnologia da Embaixada Brasileira em Nova Déli, Pedro Ivo Ferraz da Silva.

InnScidSP

Criada em 2019, a Escola São Paulo de Ciência Avançada em Diplomacia Científica e Diplomacia da Inovação (InnScid SP) é promovida pelo IRI, em parceria com o IEA e o Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), e conta com o apoio financeiro da Fapesp.

Nesta terceira edição da Escola, o programa foi dividido e duas partes: o Workshop Regional de Diplomacia em Ciências da América Latina e Caribe (4 a 6 de agosto) e o Workshop InnSciD SP + TWAS Inovação e Diplomacia Científica (9 a 13 de agosto).

Entre os temas abordados estão a importância da colaboração científica internacional, a mobilidade de pesquisadores e a infraestrutura científica multinacional.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.