IEB confere o título de professora emérita a Telê Ancona Lopez

O IEB outorgou o título de professora emérita a Telê Ancona Lopez. A cerimônia será realizada na Sala do Conselho Universitário, no dia 25 de novembro, às 17h.

 18/11/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 10/05/2017 as 10:38
Por

O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) outorgou o título de professora emérita a Telê Ancona Lopez. A cerimônia de entrega do título será realizada na Sala do Conselho Universitário, no dia 25 de novembro, às 17h.

Therezinha Apparecida Porto Ancona Lopez é graduada em Letras Neolatinas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e obteve o mestrado e o doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), orientada pelo professor Antonio Candido de Mello e Souza. Docente e pesquisadora do IEB desde 1969, Telê atuou como membro do Conselho Diretor do Instituto e do Conselho Editorial da Revista do IEB, além de ministrar disciplinas de Graduação e Pós-Graduação.

Especialista na obra e na vida de Mário de Andrade, Telê foi responsável pela transferência do acervo pessoal do escritor para o IEB e, atualmente, coordena vários projetos ligados à organização do Arquivo de Mário de Andrade, à elaboração de uma edição fidedigna e anotada de suas obras e um coletivo de pesquisa sobre a criação literária na biblioteca de Mário de Andrade.

Sua pesquisa também aborda temas ligados ao modernismo brasileiro, vanguardas europeias, gêneros de fronteira, crítica textual e crítica genética, tendo publicado diversos livros e artigos sobre esses assuntos.

A Sala do Conselho Universitário está localizada na Rua da Reitoria, 374, Cidade Universitária. Mais informações pelo telefone (11) 3091-1149 ou pelo e-mail difusieb@usp.br.

Emerita Tele Lopez


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.