IEB confere o título de professora emérita a Telê Ancona Lopez

O IEB outorgou o título de professora emérita a Telê Ancona Lopez. A cerimônia será realizada na Sala do Conselho Universitário, no dia 25 de novembro, às 17h.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) outorgou o título de professora emérita a Telê Ancona Lopez. A cerimônia de entrega do título será realizada na Sala do Conselho Universitário, no dia 25 de novembro, às 17h.

Therezinha Apparecida Porto Ancona Lopez é graduada em Letras Neolatinas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e obteve o mestrado e o doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), orientada pelo professor Antonio Candido de Mello e Souza. Docente e pesquisadora do IEB desde 1969, Telê atuou como membro do Conselho Diretor do Instituto e do Conselho Editorial da Revista do IEB, além de ministrar disciplinas de Graduação e Pós-Graduação.

Especialista na obra e na vida de Mário de Andrade, Telê foi responsável pela transferência do acervo pessoal do escritor para o IEB e, atualmente, coordena vários projetos ligados à organização do Arquivo de Mário de Andrade, à elaboração de uma edição fidedigna e anotada de suas obras e um coletivo de pesquisa sobre a criação literária na biblioteca de Mário de Andrade.

Sua pesquisa também aborda temas ligados ao modernismo brasileiro, vanguardas europeias, gêneros de fronteira, crítica textual e crítica genética, tendo publicado diversos livros e artigos sobre esses assuntos.

A Sala do Conselho Universitário está localizada na Rua da Reitoria, 374, Cidade Universitária. Mais informações pelo telefone (11) 3091-1149 ou pelo e-mail difusieb@usp.br.

Emerita Tele Lopez

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Textos relacionados