Aborto será o tema da próxima edição do programa USP Talks

“Reflexões sobre o aborto” será o tema da próxima edição do USP Talks, que será realizada no dia 26 de abril

 17/04/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 25/04/2018 as 10:38
Por

“Reflexões sobre o aborto” será o tema da próxima edição do programa USP Talks, a ser realizada no dia 26 de abril, em novo horário – das 18h30 às 19h30 – e em novo local – no auditório da Faculdade Cásper Líbero (Av. Paulista, 900, em São Paulo).

A legalização do aborto é um dos assuntos que mais divide opiniões ao redor do mundo. No Brasil, a interrupção da gravidez é permitida apenas em casos de estupro, anencefalia do feto ou quando a gestação coloca em risco a vida da mãe. Sabe-se, porém, que milhares de mulheres realizam abortos ilegalmente no país todos os anos, com ou sem a ajuda de médicos, e há um debate permanente na sociedade — assim como no Congresso e no Judiciário — sobre a descriminalização da prática.

Em uma decisão recente, a primeira turma do Superior Tribunal Federal (STF) decidiu que o aborto não representa crime quando realizado nos primeiros três meses de gestação; e uma ação protocolada no mês passado, no mesmo tribunal, pede que o abortamento seja descriminalizado em definitivo para esse período, independentemente da motivação para que ele ocorra. Projetos de lei que tramitam no Congresso, por outro lado, propõem regras ainda mais restritivas, incluindo a criminalização total da prática.

Os convidados para debater essas questões serão a médica sanitarista e diretora-executiva do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes), Ana Maria Costa, e o advogado e professor de Direito Penal da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Leonardo Massud.

A entrada é livre e gratuita, por ordem de chegada, até o limite de ocupação do auditório (420 lugares). Para quem não puder comparecer, haverá transmissão ao vivo pelo canal USP Talks no YouTube.

USP Talks é uma iniciativa da USP, em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo, que tem como objetivo promover um debate qualificado com a sociedade sobre temas importantes do noticiário nacional.

Esta será a décima edição do programa, que já debateu questões como zika e microcefalia, raízes da corrupção no Brasil, mitos e realidades da cura do câncer, violência contra a mulher, as origens da vida e do universo, a relação entre tecnologia e transparência, a reforma do ensino médio, os impactos e efeitos das mudanças climáticas e a regulamentação do uso terapêutico da maconha e de seus derivados.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.