Amazônia será o tema da próxima edição do USP Talks

O evento será promovido no dia 25 de outubro e terá como convidados os pesquisadores Carlos Nobre e Eduardo Assad

 18/10/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 20/10/2017 as 16:43
Por

A preservação ambiental e o desenvolvimento social e econômico da região da Amazônia serão os temas da próxima edição do programa USP Talks, que será realizada no dia 25 de outubro (quarta-feira), das 18h30 às 19h30, no Auditório da Faculdade Cásper Líbero (Avenida Paulista, 900, em São Paulo). Os convidados desse encontro serão os pesquisadores Carlos Nobre e Eduardo Assad.

Carlos Nobre é um dos maiores especialistas em mudanças climáticas e Amazônia no Brasil. Foi pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) durante 30 anos, com protagonismo internacional nas discussões sobre desmatamento e o futuro da floresta amazônica em grande escala.

Eduardo Assad é engenheiro agrícola, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desde 1987. É considerado um dos maiores especialistas do país no estudo das interações entre agricultura, clima, economia e sustentabilidade na Amazônia e no Cerrado.

A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição. Para quem não puder comparecer, haverá transmissão ao vivo pelo canal USP Talks, no YouTube. Mais informações podem ser obtidas no site do programa.

USP Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo, e tem como objetivo promover um debate qualificado com a sociedade sobre temas importantes do noticiário nacional.

As apresentações têm duração de cerca de 15 minutos, com linguagem simples e livre de formalidades acadêmicas. Cada encontro conta com a palestra de dois especialistas e uma rodada destinada a perguntas e intervenções dos espectadores.

Esta será a 16ª edição do programa, criado em 2016 e que já debateu questões como depressão, zika e microcefalia, raízes da corrupção no Brasil, mitos e realidades da cura do câncer, violência contra a mulher, as origens da vida e do Universo, a relação entre tecnologia e transparência, a reforma do ensino médio, os impactos e efeitos das mudanças climáticas, a regulamentação do uso terapêutico da maconha e de seus derivados, aborto, evolução humana, judicialização da política, política de drogas e desafios urbanos nas grandes metrópoles.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.