Alunos de escolas públicas podem se inscrever no programa Vem pra USP!

Estudantes dos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio poderão participar da Competição USP de Conhecimentos

23/08/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 25/08/2017 as 10:09

Estão abertas, até o dia 18 de setembro, as inscrições para os alunos matriculados nos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio das escolas públicas de São Paulo que tenham interesse em participar da Competição USP de Conhecimentos. A ação faz parte do programa Vem pra USP!, parceria da Secretaria Estadual da Educação (SEE) com a Universidade.

A abertura oficial das inscrições foi anunciada pelo pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes, em um encontro promovido com o secretário de Educação, José Renato Nalini, e cerca de 100 dirigentes regionais e coordenadores da SEE, no dia 23 de agosto, na sede da Secretaria, em São Paulo.

Lançado em 19 de junho deste ano, o programa Vem pra USP! envolve ações para incentivar o acesso de estudantes da rede pública de ensino aos cursos de graduação da Universidade, além de aproximar os professores do ensino médio da USP e contribuir na formação dos jovens como cidadãos. A expectativa para o programa é que ele envolva os mais de 1,5 milhão de estudantes matriculados no ensino médio da rede pública do Estado de São Paulo.

“Queremos incentivar o aluno da escola pública a ingressar nos cursos da USP e, ao mesmo tempo, incitar um melhor desempenho nas disciplinas que compõem os processos seletivos. Temos que estimulá-lo a estudar mais e mais”, ressaltou o pró-reitor de Graduação.

Hernandes anunciou também que as três Diretorias Regionais que tiverem o maior número de inscritos participando da prova da primeira fase serão premiadas com cinco tablets cada uma.

O pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes, anunciou o início das inscrições no programa (Foto: Marcos Santos / USP Imagens)

Competição

A Competição USP de Conhecimentos está sendo organizada pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) e terá duas fases. A primeira consistirá em uma prova on-line com 18 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais em ciências e matemática. O conteúdo dos testes estará de acordo com o ano no qual o estudante está matriculado.

Os candidatos com o melhor desempenho nessa etapa, totalizando até 30% do total de inscritos, avançam para a segunda fase, que será presencial nas unidades do programa “Escola da Família” da SEE.  A prova desta fase terá 45 questões de múltipla escolha nas áreas de matemática (15), português (15), ciências (10) e atualidades (5).

Os mais bem avaliados na competição receberão um certificado especial da Universidade e poderão participar de aulas preparatórias para o vestibular e de monitoria de estudos on-line, de acordo com o ano que estiverem cursando. As atividades, elaboradas por professores do cursinho popular da Escola Politécnica (Poli) e do Instituto de Matemática e Estatística (IME), serão desenvolvidas no sistema e-Aulas da USP, que é o serviço web de conteúdos educacionais em mídia digital produzidos pela Universidade.

Além disso, os estudantes do 3º ano receberão isenção da taxa de inscrição do Vestibular da Fuvest e terão acesso à USP e aos institutos de pesquisa, por meio de visitas guiadas, para que possam conhecer a rotina dos cursos de graduação.

Inscrições

Os interessados em participar do Vem pra USP! devem se inscrever no site do programa. Para o cadastro, o candidato deverá preencher o formulário e informar o número do CPF e RG. As provas da primeira fase deverão ser realizadas no período de 25 a 29 de setembro. O candidato deverá acessar o mesmo site da inscrição para realizar a prova on-line.

Os convocados e os locais do exame da segunda fase serão divulgados no dia 6 de outubro. A prova será realizada no dia 22 de outubro (domingo), das 13h às 16h. A lista dos estudantes mais bem classificados será divulgada no site em data a ser definida.

O conteúdo das provas estará de acordo com o currículo do Estado de São Paulo, desenvolvido pela SEE, para os anos iniciais e anos finais do ensino médio. Esse material está disponível no site da Secretaria.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da Fuvest)