Supera Parque lança edital para concessão de uso de lotes

A concessão é destinada a empresas inovadoras por um período de até 40 anos; o edital ficará aberto até 8/10

 29/06/2020 - Publicado há 4 anos
Por
O evento de lançamento do edital aconteceu na manhã de hoje, dia 29 de junho – Imagem: Erika Yamamoto/Assessoria de Imprensa da USP

A Agência USP de Inovação (Auspin) lançou hoje, dia 29 de junho, o edital para concessão de uso dos primeiros lotes do Supera Parque de Inovação e Tecnologia, em Ribeirão Preto. São seis lotes, com tamanhos que variam de 869 metros quadrados a 4.085 metros quadrados, localizados na área da Avenida Virgílio Soeira, destinados para a instalação de empresas inovadoras.

Para a ocupação da área, as empresas devem, necessariamente, ser de base tecnológica e ter como características a inovação e o investimento em pesquisa. A concessão será por um período de 20 anos, podendo ser prorrogada por mais 20.

O edital completo está disponível na página da Auspin e ficará aberto até o dia 8 de outubro.

“O Supera Parque mostra como as universidades estão conseguindo interagir melhor com a sociedade. Por meio da parceria com a iniciativa privada e com o apoio do governo local, estamos conseguimos traduzir o resultado das nossas pesquisas em produtos, dando respostas às necessidades da sociedade. Os frutos serão colhidos em um futuro próximo”, ressaltou o reitor Vahan Agopyan.

As empresas instaladas podem obter redução nas alíquotas de ISS, IPTU, ITBI, taxas municipais e utilização de crédito acumulado de ICMS. Além disso, a proximidade com a Universidade contribui para uma maior interação entre a academia e o meio empresarial, unindo empresas inovadoras a serviços técnicos e tecnológicos de forma articulada e sistêmica.

Planta dos lotes – Imagem: Agência USP de Inovação

“A pandemia está mudando o modo como vivemos e o mundo será diferente depois de 2020. A informação, a tecnologia, o conhecimento, o respeito à vida e o espírito colaborador serão os diferenciais da nossa sociedade daqui pra frente. Esse novo polo industrial é o resultado de uma causa compartilhada, da união dos esforços das autoridades públicas, os elementos estruturantes, o conhecimento produzido nas universidades e o empreendedorismo, a ferramenta fundamental da inovação”, lembrou o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira.

Também estavam presentes no evento de lançamento do Edital o coordenador da Auspin, Marcos Nogueira Martins;  a vice-coordenadora, Geciane Silveira Porto; o presidente do Supera Parque e da Fipase, Sandro Scarpelini; o presidente da Fapesp, Marco Antonio Zago; entre outras autoridades.

Supera Parque em expansão

Essa primeira concessão de lotes integra a fase de expansão do Supera Parque de Inovação e Tecnologia, juntamente com a urbanização dos lotes e a implantação do Container Park. Ao todo, o complexo contará com 126 lotes com tamanhos que variam de 600 a 4.000 metros quadrados, aproximadamente. O valor mínimo mensal por metro quadrado é de R$ 4.

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fundação Instituto Polo Avançado de Saúde de Ribeirão Preto (Fipase), é resultado de uma parceria entre a USP, a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo.

Instalado no campus da USP, o parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios. Ao todo, são 74 empresas instaladas no Parque, sendo: 62 delas no Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; e 12 empreendimentos no Centro de Negócios.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.